O poder dos exercícios físicos: pessoas que acreditam têm melhores resultados, aponta estudo

Por Patricia Machado em 15/08/2016

Quer emagrecer e ter uma vida saudável? Se você respondeu “sim” a essa pergunta, está na hora de começar a acreditar no poder dos exercícios físicos. Um novo estudo realizado pela Universidade de Friburgo, na Alemanha, descobriu que aqueles que acreditam nos benefícios do esporte têm melhores resultados do que as pessoas que não valorizam a atividade.

+ Pessoas que compartilham fotos na academia são narcisistas, conclui pesquisa

+ Ensaio fotográfico mostra o que significa consumir 100 calorias de vários alimentos

A pesquisa pediu para que 76 voluntários, com idades entre 18 e 32 anos, fizessem um treino de bicicleta por 30 minutos. Mas, antes de começarem a praticar a atividade física, o time de cientistas perguntou como eles achavam que o exercício iria beneficiar o seu organismo.

Runner crossing finish line

Ao longo do treino, os voluntários tiveram que usar um dispositivo para medir a capacidade cerebral. Depois da rotina de exercícios, os participantes responderam questionários para avaliar o humor e bem-estar dos candidatos.

Com os resultados obtidos, a pesquisa concluiu que quem acreditou no poder dos exercícios físicos teve maiores benefícios com a atividade do que os pessimistas no esporte. Além disso, os voluntários que apostavam no exercício como uma ferramenta para garantir o bem-estar também eram os mais bem-humorados, os menos ansiosos e os mais relaxados após o fim da rotina de atividade física.

Foto: Thinkstock