Música heavy metal pode ajudar a lidar com a morte, aponta pesquisa

Por Mariana Castro em 25/07/2016

Segundo um estudo publicado no periódico Journal of Psychology of Popular Media, escutar heavy metal, um dos gêneros do rock, ajuda as pessoas a compreenderem melhor o significado da morte. Isso acontece porque o senso de identidade que esse estilo musical cria em seus ouvintes os leva a encarar melhor a sua própria mortalidade.

+ Ouvir músicas tristes pode fazer você se sentir melhor

+ Roteiro rock and roll em São Paulo

As descobertas são fundamentadas em um conceito da psicologia chamado de Teoria de Gestão do Terror (TGT). De acordo com essa visão, os valores culturais ajudam as pessoas a lidarem com a ideia de sua própria morte ao apresentarem propósitos para suas vidas. A musica metal, portanto, pode ser vista como um bem cultural por seus fãs, formando parte de sua identidade social.

“O heavy metal é comumente associado à morte por quem não gosta do estilo, mas os membros dessa cultura relatam que ouvir esse tipo de música os ajuda a sair da depressão e a escapar de pensamentos ligados à ideia de morrer”, relataram os pesquisadores no estudo. Por isso, eles também concluíram que o heavy metal não é capaz de trazer benefícios as pessoas que não gostam desse estilo musical.

Os pesquisadores de universidades holandesas e alemãs elaboraram o estudo com 30 participantes. Eles testaram a influência da cultura heavy metal nos voluntários antes e depois deles escreverem sobre o significado da palavra morte.

Foto: Thinkstock