Mulheres obesas correm mais risco de ter câncer, aponta estudo

Por Patricia Machado em 17/08/2016

Uma nova pesquisa feita pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer descobriu uma relação entre o sobrepeso e o câncer. De acordo com a descoberta, publicada no periódico médico PLOS Medicine, mulheres obesas correm mais risco de desenvolver a doença.

+ Beber água da torneira nos EUA pode causar câncer, diz pesquisa

+ Cientistas descobrem a quantidade de exercícios para ajudar na prevenção de doenças

O estudo foi liderado pela pesquisadora Melina Arnold, que também conduz pesquisas para a Organização Mundial da Saúde. Ao longo de 12 anos, ela e seus colegas analisaram a saúde de 75.ooo mulheres que já estavam na menopausa.

De acordo com os resultados encontrados, a cada década que a mulher vive sendo obesa, ela aumenta em 7% a chance de desenvolver algum tipo de câncer. Além disso, as mulheres que enfrentavam níveis muito elevados de obesidade tinham 8% de chance de terem câncer de mama e 37% de chance de serem diagnosticadas com câncer de endométrio.

Ao final do estudo, 6.300 participantes precisaram fazer tratamentos contra algum tipo de câncer e as que eram obesas por mais tempo também desenvolveram a doença em pior grau. Para o estudo, a relação entre obesidade e câncer existe porque a gordura acaba alimentando as células cancerígenas e os tumores.

Foto: Thinkstock