Menopausa precoce pode comprometer a saúde de quem quer engravidar

Por Redação Apontador em 03/02/2017

Os sintomas mais conhecidos da menopausa são irregularidade menstrual, ondas de calor, diminuição da libido, secura vaginal, alterações de humor e infertilidade. No entanto, em alguns casos, esse quadro pode ocorrer antes da mulher chegar aos 40 anos de idade. Chamado de menopausa precoce, o problema pode comprometer a saúde de quem pretende engravidar.

+ Cinco alimentos que toda mulher deve comer para ser saudável na velhice

+ Exercícios físicos podem reduzir os sintomas de menopausa, diz estudo

De acordo com Giuliana Nunes Petti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, a menopausa precoce é caracterizada pela ausência de menstruação por conta da falência dos ovários antes do habitual. O problema corresponde a aproximadamente 1% dos casos de menopausa.

Doenças autoimunes, como tireoidite de Hashimoto, tabagismo, remoção cirúrgica ovariana, tratamento contra o câncer a base de quimioterapia ou radioterapia, defeitos de cromossomos e o contato recorrente com pesticidas podem causar a menstruação precoce.

Além disso, o uso de anticoncepcional pode mascarar o problema. “O medicamento faz com que os sintomas típicos passem despercebidos. Quando a mulher para de tomar o anticoncepcional, os sintomas surgem, mas ela já pode estar em falência ovariana”, explica a médica.

O tratamento deve ser determinado para cada paciente, avaliando sempre os fatores de risco da reposição hormonal. Caso haja o aparecimento dos sintomas citados, a recomendação é procurar um ginecologista. “Visa-se a reposição hormonal principalmente para evitar uma doença chamada osteoporose”, diz a especialista.

Para as mulheres que pretendem engravidar, se os exames mostrarem que ainda existem óvulos, há a possibilidade de induzir a ovulação com medicamentos. Caso a paciente não pretenda ter um filho naquele momento, uma solução é o congelamento do óvulo.

Procurando um ginecologista ou clínica de reprodução? Clique aqui e faça a sua busca no Apontador.

Foto: Thinkstock