Médico brasileiro desenvolve tratamento contra rinite alérgica

Por Patricia Machado em 17/05/2016

Sintomas como espirros constantes, coriza e olhos vermelhos, lacrimejantes e com coceira, costumam indicar que a pessoa está com uma rinite alérgica. A doença é comum e acaba atrapalhando o cotidiano de muitos brasileiros.

+ Como evitar as doenças da estação

+ Acupuntura pode ser aliada na prevenção das doenças típicas do inverno

Para tentar dar maior qualidade de vida às pessoas que sofrem com o problema, o médico brasileiro Edmir Américo Lourenço, professor de Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí, no interior de São Paulo, dedicou a sua carreira para estudar o tema.

Recentemente, ele publicou no periódico Internacional Archives of Otorhinolaryngology um estudo que foi realizado durante dez anos e que revela um tratamento para a rinite. Edmir Américo criou uma vacina capaz de eliminar os sintomas da rinite.

Para chegar a essa descoberta, o médico contou com a ajuda de 281 pacientes. Na primeira etapa da pesquisa foram realizados exames de pele para conhecer as causas da alergia de cada voluntário. Depois, ele começou a produzir vacinas específicas para cada paciente.

Os voluntários deveriam tomar 30 doses da vacina durante um ano e dois meses. Após o tratamento, 80% dos pacientes não tiveram mais os sintomas da rinite.

No entanto, a vacina não é capaz de eliminar a alergia do paciente. A ideia é que o tratamento estimule a produção de anticorpos para fazer com que as pessoas deixem manifestar os sintomas da rinite. Até o momento, o tratamento está disponível em clínicas particulares e custa cerca de R$ 1,5 mil.

Foto: Thinkstock