Lente de contato dental: o que é e quando usar

Por Redação Apontador em 23/01/2017

Você já ouviu falar em lente de contato dental? Trata-se de uma técnica usada por muitos famosos para renovar o sorriso e deixar os dentes perfeitos. Uma versão mais atualizada dos “dentes de porcelana”, a técnica usa pequenos fragmentos de porcelana cimentados na superfície dos dentes para melhorar a cor, a forma e anatomia do sorriso.

+ As maiores transformações nos sorrisos dos famosos

+ 5 dicas para prevenir a retração da gengiva

Especialista na técnica, a dentista Kamila Godoy indica quando usar as lentes de contato. “Na avaliação, leva-se em conta a análise geral do sorriso, como a posição dos lábios, bochechas, exposição da gengiva ao sorrir, alinhamentos dos dentes, cor de pele, entre outros detalhes. Atualmente, existe um programa em 3D que faz o estudo e planeja o tamanho e forma dos fragmentos que serão cimentados no paciente”, explica.

As lentes de contato dentais, porém, não substituem tratamentos de clareamento e não são indicadas para quem tem dentes não saudáveis, enfraquecidos ou com pouco esmalte na superfície. Com espessura inferior a 1mm, as lentes de contato requerem pouco ou nenhum desgaste de esmalte dentário para a instalação. Já as coroas de porcelana, técnica mais popular e mais antiga, recobrem totalmente o dente e têm espessura por volta de 2,5mm.

O tratamento, porém, tem um custo alto. “O valor médio da instalação de apenas uma lente de contato varia de R$ 2 mil a R$ 3 mil. O produto tem duração indeterminada e exige controle semestral”, finaliza Kamila.

Está procurando um dentista na sua cidade? Clique aqui e faça a sua busca no Apontador.

Foto: iStock