Jovens usam cigarro eletrônico porque é descolado e divertido, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 18/07/2016

Desde 1997, o uso do cigarro eletrônico se mostra uma alternativa para ajudar pessoas a pararem de fumar cigarros tradicionais. No entanto, uma pesquisa recente revelou que o dispositivo vem sendo usado por adolescentes por ser visto como algo descolado e divertido.

+ Nove mudanças de hábitos que podem ajudar na prevenção do câncer

+ Oito dicas para parar de fumar sem ganhar peso

Os cientistas do Hospital SickKids, em Toronto, no Canadá, comandaram um estudo para analisar o motivo que levava os jovens a optarem pelos cigarros eletrônicos. Para isso, os pesquisadores acompanharam os hábitos de 2.400 adolescentes com 14 ou 15 anos.

Ao computarem os resultados obtidos, a pesquisa concluiu que 48% dos adolescentes usam cigarros eletrônicos porque acham que o dispositivo é descolado e divertido. Além disso, os jovens que fumavam cigarros tradicionais tinham mais chance de usarem a versão eletrônica.

O estudo concluiu ainda que os jovens que sofriam de estresse, tinham poucos hábitos saudáveis e vinham de famílias com menor poder aquisitivo também eram os que mais usavam o cigarro eletrônico.

“Os cigarros eletrônicos sempre foram usados para ajudar as pessoas a largarem o cigarro tradicional. Mas, nós descobrimos que os jovens gostam do dispositivo porque ele é legal, divertido e descolado”, explicou Michael Khoury, médico do hospital, ao Daily Mail.

Foto: Thinkstock