Interações no Facebook podem ser tão prazerosas quanto um casamento, revela estudo

Por Patricia Machado em 06/09/2016

Apesar das inúmeras pesquisas divulgadas sobre os malefícios das redes sociais para o desenvolvimento das pessoas, um novo levantamento descobriu que, na verdade, passar horas interagindo nesse tipo de plataforma pode promover o bem-estar e gerar satisfação.

+ Filtros no Instagram podem revelar indícios de depressão, aponta pesquisa

+ Mulheres são mais fofas do que os homens nas redes sociais, conclui pesquisa

Os pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, constataram que as interações entre os usuários do Facebook, através de comentários ou de publicações para os amigos, fazem com que as pessoas experimentem sentimentos de felicidade como aqueles proporcionados por um casamento ou pelo nascimento de um filho.

Para que o estudo fosse realizado, os cientistas analisaram os hábitos de 1.910 usuários de 91 países. Ao longo de três meses, os voluntários responderam questionários e tiveram os seus hábitos na rede social comparados aos de pessoas desconhecidas.

Ao verificarem os resultados, os pesquisadores concluíram que quando os amigos faziam uma publicação dedicada a uma determinada pessoa ou quando eles comentavam os posts feitos por essa pessoa, ela se sentia muito especial. Isso seria capaz de melhorar a sua autoestima e fazer com que ela se sentisse mais feliz.

No entanto, os cientistas também descobriram que tal efeito não pode ser conquistado quando os amigos do Facebook apenas curtem determinada publicação ou foto. “A pessoa pode escrever apenas uma ou duas sentenças. O mais importante é que alguém próximo tirou um tempo para fazer algo para aquele amigo”, explicou Moira Burke, uma das líderes do estudo, ao Daily Mail.

Foto: Getty Images