Infertilidade masculina: conheça as causas e tratamentos disponíveis

Por Redação Apontador em 24/01/2017

Aproximadamente 15% dos casais em idade reprodutiva têm problemas de infertilidade. Destes, 40% decorrem de causa feminina e 40% de causa masculina. Os outros 20% estão relacionados a ambos — homem e mulher.

+ Lente de contato dental: o que é e quando usar

+ Procedimentos estéticos são alternativa à bichectomia

Especialista em reprodução humana assistida e diretor científico do Fertility Medical Group, o médico Edson Borges alerta que, apesar dos percentuais serem os mesmos, as causas da infertilidade feminina são muito mais difundidas, assim como os tratamentos oferecidos para as mulheres. “Justamente por isso, é importante que ambos façam os exames necessários para se detectar o problema”, explica o médico.

Quando o assunto é a infertilidade masculina, o médico explica que é mais comum que diversos fatores associados levem à redução do potencial fértil do homem. Por isso, em primeiro lugar, é importante que se faça o exame físico dos órgãos reprodutivos e o espermograma.

Entre as principais causas da esterilidade masculina estão a varicocele, uma espécie de varizes na região escrotal que é diagnosticada por um exame físico, falência testicular, infecções seminais, criptocardia (testículos fora da bolsa testicular), obstruções do epidídimo (canal deferente) e disfunções hormonais.

+ Casos de pedra nos rins são mais comuns no verão

Felizmente, a evolução das técnicas de reprodução assistida permite hoje que muitos desses problemas sejam resolvidos e que o homem consiga ter filhos. Entre as técnicas disponíveis estão o processamento do sêmen para a inseminação artificial e a fertilização in vitro com ICSI (quando se insere um único espermatozoide no óvulo).

Segundo Borges Jr., cada um destes processos resulta em uma probabilidade de gravidez que varia de 25% a 50%, levando em consideração também as condições da mulher. O médico recomenda que, quando não se consegue realizar o sonho de ter um filho após doze meses de tentativas, o casal procure ajuda médica.

Procurando uma clínica na sua cidade? Clique aqui e faça a sua busca no Apontador.