Filhos de pais estressados apresentam mau comportamento, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 09/08/2016

Uma nova pesquisa realizada pela Michigan State University, nos Estados Unidos, revelou que o papel do pai é fundamental para a educação dos filhos. De acordo com os cientistas envolvidos no projeto, filhos de pais que estão sempre estressados e nervosos têm mais chance de apresentar um mau comportamento na infância e vida adulta.

+ Ser mãe solteira faz mal à saúde, diz pesquisa

+ Ter amigos é tão importante para a saúde quanto dietas e exercícios

A pesquisa foi realizada com 730 famílias que tinham filhos pequenos ou adolescentes. Através de um questionário, os cientistas tinham a missão de avaliar o comportamento das crianças e também mensurar o nível de estresse dos pais.

Após a análise dos resultados, o estudo concluiu que o estresse dos pais faz com que os filhos apresentem maior dificuldade de aprendizagem, falta de atenção e mau comportamento. Além disso, as crianças que convivem com adultos estressados correm risco de desenvolver depressão ao atingir a maioridade.

De acordo com a líder da pesquisa, Tamesha Harewood, o resultado revelou que os homens estão desatentos de suas funções, o que faz com que eles não sejam capazes de monitorar o crescimento dos pequenos. “Os tempos mudaram. Hoje, um número maior de pais fica em casa com as crianças e isso faz com que eles estejam mais envolvidos com o processo educacional”, explicou Tamesha ao Daily Mail.

Foto: Thinkstock