Faz mal espremer espinhas?

Por Mariana Castro em 15/09/2016

Espremer ou não espremer? É quase impossível não se fazer essa pergunta quando nos deparamos com uma espinha daquelas no meio do rosto. E, apesar da maioria das pessoas já ter ouvido diversas recomendações para não espremer a espinha, a tentativa de se livrar dela pode ser bem tentadora.

+ Seis hábitos “sexuais” que podem causar espinhas – e como resolvê-los 

+ Sexo faz bem para a pele, dizem especialistas

Mas, acredite, essa realmente não é a melhor solução para a acne. Inclusive, isso pode causar diversos problemas na pele. O site The Conversation conversou com a dermatologista Michelle Rodrigues, do Hospital St. Vincent, na Austrália, para entender por que deveria ser proibido espremer espinhas.

A especialista explicou que uma espinha é como uma bolsa contendo óleo, bactéria e inflamação. Por isso, espremê-la significa espalhar esse conteúdo pela pele que está em volta, agravando a situação da região. Além disso, isso poderia causar irritação e o escurecimento temporário da pele na área.

Mais que isso, a inflamação causada por aquela cutucada na espinha pode deixar cicatrizes na pele. E a cicatriz, diferentemente da espinha, pode ser permanente.

Por isso, o ideal é resistir à tentação de espremer a espinha imediatamente porque ela sairá sozinha em alguns dias, sem mais sequelas. Mas, caso seja necessário, a indicação é ir ao dermatologista para fazer um tratamento para acabar com o problema.

Como evitar espinhas?

Existem alguns truques que ajudam a evitar o surgimento de espinhas. Conheça alguns deles.

  • Tenha uma dieta saudável e balanceada, com baixas quantidades de açúcar. A dica é investir no consumo de nozes, legumes, peixe, carne vermelha, frutas e vegetais
  • Evite esfregar, esfoliar e limpar demais a pele porque as espinhas não surgem por causa do acúmulo de sujeira na pele. Além disso, usar produtos demais pode aumentar a irritação e secura da pele, aumentando as chances de aparecimento da acne
  • Escolha produtos de limpeza, hidratantes e protetores solares sem óleo. Assim, você evitará a obstrução dos poros, que favorece a acne. Uma alternativa é substituir produtos oleosos para o cabelo por outros feitos à base de silicone

Foto: Thinkstock