Estudos revelam por que dormir pelado faz bem para a saúde

Por Mariana Castro em 18/08/2016

Pijama de flanela, camisola de seda ou cueca samba-canção? A resposta correta deveria ser “nenhuma das alternativas”. Isso porque especialistas descobriram que dormir pelado – isso mesmo, sem roupa alguma – faz bem para a saúde.

+ Dez dicas para dormir bem no calor

+ Por que é tão difícil dormir em um lugar novo

Caso você ainda não esteja seguro dessa descoberta, o site inglês Daily Mail reuniu diversos estudos que comprovam os benefícios de dormir pelado. Confira:

Regula a temperatura corporal

Os pesquisadores descobriram que dormir nu, além de ser mais confortável, também regula a sua temperatura corporal, uma vez que o corpo humano é programado para diminuí-la durante o sono.

A temperatura determina quando seu corpo está pronto para dormir e para acordar. Ao ter uma boa noite de sono, ele consegue se recuperar e diminuir as taxas de cortisol, o hormônio do estresse, te dando mais energia na hora de acordar. Se o seu sono é interrompido por causa do calor, os níveis de cortisol se elevam, o que ainda pode aumentar o seu apetite no dia seguinte.

Além disso, se o corpo começar a ficar com muito frio, a “gordura marrom”, que é uma gordura saudável encontrada no pescoço, é ativada. Ela será responsável por ajustar a temperatura e ajudará a queimar calorias enquanto gera calor para o corpo.

Previne irritações vaginais

Muitos especialistas recomendam dormir pelado para que a pele possa respirar. Isso é especialmente importante para as mulheres, pois infecções por fungos se desenvolvem em áreas úmidas, o que pode acontecer caso elas durmam de calcinha. “A região íntima da mulher fica coberta o dia inteiro por tecidos apertados e sem ventilação”, explica Alyssa Dweck, professora da Icahn School of Medicine, em Nova York, nos Estados Unidos.

Melhora a produção de espermas

A qualidade do esperma é prejudicada se os testículos do homem ficarem muito aquecidos. É recomendável que a área mantenha uma temperatura de 35°C, um grau abaixo do resto do corpo, segundo a revista Men’s Health. Dormir nu ajuda a manter essa temperatura, o que garante uma boa produção de esperma.

+ 7 dicas para você dormir bem e mais rápido

É bom para o relacionamento

Além de fazer bem à saúde, dormir pelado também pode beneficiar o seu relacionamento. Especialistas relatam que o contato da sua pele com a pele do parceiro libera ocitocina no cérebro, substância conhecida como o hormônio do amor. Isso aproxima os casais emocionalmente e aumenta o sentimento de confiança na relação. Além disso, esse tipo de contato melhora o sistema imunológico, equilibra os níveis de cortisol e diminui a pressão sanguínea.

Foto: Thinkstock