Estudo descobre que a comida é capaz de aproximar as pessoas

Por Patricia Machado em 11/07/2016

Se você quer que alguém goste de você ou concorde com algo que você deseja fazer, aqui vai uma dica: leve essa pessoa para almoçar ou jantar e coma a mesma comida que ela. Essa teoria foi descoberta pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, através de uma pesquisa que constatou que consumir os mesmos alimentos que as demais faz com que as pessoas se aproximem e confiem em você.

+ Restaurantes com rodízio de comida japonesa

+ Comida caseira diminui o risco de desenvolver o diabetes, diz estudo

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores desenvolveram um jogo para medir a confiança entre as pessoas e contaram com a ajuda de diversos voluntários. Na primeira parte do estudo, os participantes jogaram um jogo de investimento. Para isso, eles foram separados em duplas e receberam uma quantia de dinheiro que poderia ser investido no outro jogador.

Mas, antes de começarem a partida, os pesquisadores deram doces para os jogadores comerem. Alguns deles comeram os mesmos doces enquanto outros degustaram quitutes diferentes.

Na segunda etapa da pesquisa, as duplas tinham que negociar sobre um tópico fictício que havia sido criado pelo time de cientistas e, assim como na primeira fase, os participantes precisaram comer um doce antes de iniciarem as negociações.

Ao analisar o resultado das dinâmicas, os cientistas concluíram que os participantes que comeram os mesmos doces antes do exercício confiaram mais no seu parceiro de jogo e chegaram a um acordo na etapa de negociação duas vezes mais rápido do que aqueles que comeram doces diferentes.

Foto: Divulgação