É necessário beber oito copos de água por dia?

Por Patricia Machado em 14/10/2016

Sabe aquela história de que é necessário beber dois litros de água por dia? Pois bem, uma nova pesquisa garante que isso é um mito e que, na verdade, o consumo de água de maneira forçada pode causar sérios riscos à saúde.

+ Beber água da torneira nos EUA pode causar câncer, diz pesquisa

+ Ford cria sistema que transforma água do ar condicionado em bebida potável

O estudo foi liderado por cientistas da Universidade de Monash, na Austrália. Eles pediram para que voluntários avaliassem o grau de esforço que faziam para tomar água quando tinham praticado esporte e quando apenas cumpriam a regra de tomar oito copos de água por dia. Além disso, os voluntários fizeram uma ressonância magnética para entender como o cérebro se comportava quando a pessoa estava com sede e quando tomava água sem necessidade premente.

Os resultados mostraram que a pessoa que bebia água sem estar com sede fazia muito mais esforço. Isso acontece porque existe no nosso organismo uma funcionalidade que regula a quantidade de líquidos no corpo. Quando a pessoa não está com sede, o cérebro acaba criando um inibidor para tentar fazer com que a pessoa não engula a água. Ao ignorar esse sinal e forçar o consumo de água, o desconforto é gerado.

A pesquisa também descobriu que o consumo excessivo de água, quando a pessoa não apresenta vontade, pode causar uma intoxicação, além de náusea, cansaço e aumentar as chances de convulsão.

“Se fizermos apenas o que o nosso corpo exigir, provavelmente, vamos acertar. Isso significa beber apenas quando estamos com sede e não a partir de uma escala”, disse Michael Farrell, autor do estudo, ao Daily Mail.

Foto: Getty Images