Dormir pouco causa perda de memória e mau humor, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 29/07/2016

Quantas horas você costuma dormir por dia? Se a resposta for menos de 5 horas, talvez este seja o momento de repensar esse hábito e se esforçar para ter um boa noite de sono. Uma pesquisa feita pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriu que dormir pouco causa mau humor e perda de memória.

+ Brasileiros dormem menos, diz pesquisa

+ Mulheres precisam de mais horas de sono do que os homens, diz pesquisa

O estudo foi realizado com pessoas com idades entre 18 e 80 anos. Os cientistas avaliaram a rotina de sono dos voluntários e o resultado de um questionário que analisava a memória dos participantes.

Eles precisavam responder se tiveram que checar mais de uma vez se haviam feito algo, se tinham esquecido de comunicar algo importante a alguém, onde guardavam coisas simples e se tinham dificuldade para se concentrar ao executar tarefas do cotidiano.

Ao computarem os resultados, a pesquisa concluiu que 50% dos voluntários tinham perda de memória e 44% esqueciam de fazer algo quando dormiam menos de 5 horas por dia. Além disso, 50% das pessoas tinham dificuldade de concentração e sentiam alterações de humor.

“Uma boa noite de sono é capaz de aprimorar a memória e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou Anna Weighall, líder da pesquisa, ao Daily Express.

Foto: Thinkstock