Dormir menos de 7 horas por dia engorda, garante estudo

Por Patricia Machado em 13/02/2017

O que você faz para emagrecer? Se a resposta for dieta e exercícios físicos, está na hora de incluir uma nova tarefa em sua lista. De acordo com uma pesquisa feita pela universidade King’s College London, na Inglaterra, é preciso dormir bem para emagrecer, uma vez que o sono tem um papel muito importante na perda peso.

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O estudo chegou à conclusão que dormir menos de sete horas por noite faz as pessoas comerem muito mais do que o recomendado e, como consequência, ganharem uns quilinhos extras. Os pesquisadores chegaram a essa teoria depois de analisar dezenas de estudos que foram publicados anteriormente.

Para comprovar essa descoberta, o programa de televisão Trust me, I’m a doctor, que é exibido pela rede britânica BBC, fez um teste com quatro voluntários. Enquanto três deles tiveram o sono interrompido pelo som de um choro de bebê, o outro pode ter uma noite calma e regular de sono.

No dia seguinte, aqueles que dormiram menos de sete horas e tiveram uma noite conturbada quiseram comer mais durante o café da manhã e também optaram por alimentos mais gordurosos. O voluntário que dormiu bem manteve os hábitos de costume.

Uma das possíveis causas para isso, de acordo com os pesquisadores, é que as poucas horas de sono afetam hormônios relacionados à fome, aumentando a produção de grelina, que provoca aumento do apetite, e  suprimindo a leptina, que é responsável pela sensação de saciedade.

Foto: Getty Images / Com informações da Veja