Dieta vegetariana ajuda na perda de peso, conclui pesquisa

Por Patricia Machado em 19/06/2017

Novas descobertas anunciadas por um estudo publicado no periódico científico Journal of the American College of Nutrition vão agradar quem está querendo emagrecer. Os cientistas concluíram que a dieta vegetariana pode ser duas vezes mais eficaz na perda de peso, quando comparada com a dieta à base de carne.

+ Passo a passo para se tornar vegetariano

+ Cinco receitas para fazer pratos vegetarianos

Para realizar a pesquisa, os cientistas contaram com a colaboração de 74 pessoas com diabetes tipo 2. Eles foram divididos em dois grupos. Um deles seguiu uma dieta antidiabética, de acordo com as recomendações da Associação Europeia para o Estudo de Diabetes (EASD). Já o segundo grupo tinha uma dieta vegetariana, que era baseada no consumo de frutas, vegetais, nozes, sementes, grãos, legumes e iogurte com baixo teor de gordura.

Durante os primeiros três meses, os voluntários não mudaram a rotina de exercícios físicos. Após este período e durante os próximos três meses, eles passaram a se exercitar regularmente de acordo com um programa montado para eles. Nesta fase do estudo, os participantes também tiveram as suas dietas limitas a 500 calorias diárias.

Ao final da fase de testes, aqueles que seguiram a dieta vegetariana perderam seis quilos. Já os demais perderam apenas três quilos. Além disso, a dieta vegetariana contribuiu para a aceleração do metabolismo, reduzindo fatores de risco da síndrome metabólica e diabetes tipo 2, melhorando o controle da glicemia, aumentando a sensibilidade à insulina e diminuindo a chance de problemas cardiovasculares.

+ Bares com opções veganas em São Paulo

Outra descoberta feita pela pesquisa foi de que a dieta vegetariana afeta o armazenamento de gordura no corpo. Os voluntários que seguiram essa dieta tiveram maior redução de gordura subfascial, localizada na superfície dos músculos, e intramuscular, que está localizada dentro dos músculos.

“O vegetarianismo já provou ser mais efetivo para a perda de peso. Agora, mostramos que a dieta vegetariana pode ter muito mais efeito na redução de gordura muscular, promovendo melhora no metabolismo”, afirmou Hana Kahleová, diretora de pesquisa da organização sem fins lucrativos Physicians Committee for Responsible Medicine, nos Estados Unidos, ao site Medical News Today.

Foto: Getty Images