Saúde e Bem-Estar

Dicas para evitar o estresse

Dicas para evitar o estresse

De acordo com dados da pesquisa mais recente da Isma-BR/ International Stress Management Association, nove em cada dez brasileiros que trabalham têm sintomas de ansiedade em algum grau e metade sofre de algum nível de depressão. A calma e serenidade, atualmente, são qualidades necessárias para conseguir viver bem e manter o equilíbrio diante de uma rotina agitada e, por muitas vezes, estressante.

+ Descubra o que o estresse pode fazer com o seu corpo

+ Saiba como o estresse pode afetar o seu cérebro

De acordo com Sandra Mara, psicóloga consultora da Netfarma, para evitar o estresse, é importante se atentar a certos cuidados e manter alguns bons hábitos. “No estado de calma, conseguimos fazer mais e melhor. Já sob estresse, a pessoa tem sintomas não apenas psicológicos, como também físicos. Entre os psicológicos estão ansiedade, angústia, irritação, problemas de concentração, entre outros. Já os físicos incluem tensão muscular, dor de cabeça, tontura, queda de cabelo e mais. É um quadro que prejudica amplamente o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa”, acrescenta.

+ Aplicativos que ajudam a diminuir o estresse

+ Alimentos que ajudam a combater o estresse

Confira agora algumas dicas para evitar ou combater o estresse, segundo a especialista:

Medite 

Já foram amplamente comprovados os benefícios da meditação para a saúde e o bem-estar. Junte-se a um grupo de meditação e aprenda a relaxar sua mente.

Faça exercícios

Praticar atividades físicas com regularidade — como corrida, caminhada, lutas marciais ou dança — distrairá sua mente e ajudará a liberar no organismo a endorfina, substância produzida pelo cérebro que é considerada um “analgésico natural” e que promove o bem-estar. Além disso, treinar lhe ajudará a ficar mais relaxado e a ter uma melhor qualidade de sono, o que certamente irá amenizar seu nível de estresse.

Invista em uma alimentação saudável

Comer bem é outro hábito que auxilia no combate ao estresse, pois uma alimentação pobre em nutrientes ou uma dieta restritiva, além de causarem fraqueza e mal estar, podem ocasionar mau humor, que é um dos primeiros passos para desenvolver o estresse. Alguns alimentos fazem o organismo produzir mais serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite. Entre eles estão os cereais, laticínios, ovos e frutas como o abacate e banana. Tente incluir esses alimentos no seu cardápio.

Reserve um espaço na agenda para o lazer

Por mais corrida que seja a sua rotina, procure reservar momentos para o lazer e o descanso, nem que seja por curtos períodos. Uma massagem relaxante na hora do almoço, uma caminhada de 20 minutos em um parque próximo ao trabalho, a leitura de um bom livro à noite em casa. Se não quiser terminar o dia estressado, evite que sua rotina seja 100% tomada de tarefas e obrigações. Seu corpo e sua mente precisam relaxar!

Tome chás relaxantes

As infusões com ervas calmantes — como a camomila, a erva cidreira e a valeriana — também são boas alternativas. Trata-se de uma maneira prática, de baixo custo e eficaz de reduzir o estresse. Além do efeito calmante dessas ervas, o próprio ritual de preparar e saborear o chá também ajuda a desacelerar, consequentemente amenizando a ansiedade e o estresse. Por isso, vale a pena insistir no chazinho da tarde ou da noite!

Caso sinta que o estresse pode estar saindo do controle, acarretando sintomas psicológicos e físicos sérios e afetando seu bem-estar, vale a pena marcar uma consulta com um psicólogo. Um profissional especializado poderá ajudá-lo a identificar as causas do seu estresse.

E lembre-se: ter calma não quer dizer estar em um local sem qualquer barulho, confusão ou trabalho duro. Mas estar perto dessas coisas e mesmo assim ter o coração tranquilo.

Mais em Saúde e Bem-Estar

Bananas is good way for healthy carbs

O que comer antes e depois de uma atividade física?

Mariana Castro21/02/2017
Woman receiving cosmetic treatment

Como rejuvenescer a pele sem realizar procedimentos cirúrgicos?

Patricia Machado21/02/2017
Girls dancing at the festival

Dicas para cuidar dos olhos durante o carnaval

Redação Apontador20/02/2017
Happy woman at cafe using laptop

Marca de preservativos lança primeiro chatbot sobre saúde sexual no Brasil

Mariana Castro20/02/2017
Woman measuring her waist

Gene encontrado em verme pode ajudar a combater a obesidade, aponta estudo

Mariana Castro20/02/2017
Marijuana bud

Anvisa autoriza uso de medicamento à base de maconha para tratamento de Alzheimer

Patricia Machado17/02/2017
Doctor's and patient's hand

Câncer é a principal causa de morte por doença entre pessoas de 15 e 29 anos, diz estudo

Patricia Machado15/02/2017
idoso cartao de natal - imagem 3 - reproducao

Idoso com demência recebe cartões no dia dos namorados de pessoas desconhecidas

Mariana Castro14/02/2017
Noisy Nursery Lesson

Ruído nas escolas pode acarretar danos à audição de alunos e professores

Redação Apontador14/02/2017
Measuring fatty abdominal

Dormir menos de 7 horas por dia engorda, garante estudo

Patricia Machado13/02/2017
Alcohol cleaning gel

Anvisa suspende lote de gel antisséptico

Mariana Castro13/02/2017
girl in the forest uses the spray against mosquitoes

Oito produtos que podem perder o efeito ou fazer mal à saúde após o prazo de validade

Redação Apontador13/02/2017
Father and son future

Poupatempo ajuda no reconhecimento de parternidade

Mariana Castro13/02/2017
Audience with hands in the air at a music festival

Pesquisa descobre que música, sexo e drogas ativam as mesmas substâncias no cérebro

Mariana Castro10/02/2017
cadeira de rodas - divulgacao

Tecnologia permite que cadeiras de rodas sejam guiadas por expressões faciais

Patricia Machado10/02/2017