Consumo de grãos integrais pode ser o segredo da longevidade

Por em 14/07/2016

O que você faz para viver mais e melhor? O combo dieta equilibrada e atividade física parece ser a escolha da maioria das pessoas. Mas, de acordo com dois estudos recentes, há uma outra forma simples e fácil de garantir a longevidade: consumir três porções diárias de grãos integrais.

+ Alimentos que reduzem a gula

+ Brasileiro está mais preocupado em ter uma refeição saudável

Um estudo publicado no British Medical Journal em maio deste ano revelou que o consumo de três porções diárias de grãos integrais é capaz de reduzir o risco de doenças respiratórias, cardiovasculares, infecto-contagiosas, diabetes e câncer.

Já uma outra pesquisa publicada no periódico Circulation, da American Heart Association, defendeu que o consumo de grãos integrais pode reduzir as chances de morte precoce em 20%.

O estudo analisou dados de um total de 800.000 pessoas. Aquelas que consumiram grãos diariamente mostraram uma redução de 25% nos riscos de desenvolverem doenças cardiovasculares e 14% nos riscos de câncer.

Em entrevista à CNN, Qi Sun, professor assistente de nutrição da Universidade de Harvard e um dos autores do segundo estudo, disse que a mudança de hábitos pode ser feita aos poucos. “As pessoas não precisam, necessariamente, achar os grãos integrais deliciosos, mas elas podem encontrar algumas boas receitas na internet e fazer refeições deliciosas usando grãos integrais”. O segredo da vida longa pode estar naquela colherada de chia, quinoa, granola, arroz integral…