Consumir bebida alcoólica aumenta o apetite, comprova estudo

Por Patricia Machado em 18/01/2017

Depois de tomar alguns copos de cerveja, a maioria das pessoas começa a sentir fome. Nessas horas, nada parece mais apetitoso do que uma batata frita, uma linguiça acebolada ou um hambúrguer. Uma pesquisa feita pelo Instituto Francis Crick, localizado na Inglaterra, descobriu que o consumo de álcool é responsável por abrir o apetite e fazer com que as pessoas sintam muita fome.

+ Alimentos que reduzem a gula

+ Bebidas dietéticas não ajudam no emagrecimento, diz pesquisa

O estudo realizou testes em camundongos para chegar a essa conclusão. O time de pesquisadores injetou nos animais doses de álcool, que fossem equivalentes a uma garrafa e meia de vinho, por três dias. Eles perceberam que, após o consumo de álcool, os camundongos apresentavam maior apetite e comiam entre 10% e 25% a mais.

Isso acontece porque a ingestão de álcool provoca o aumento de uma atividade neuronal chamada AGRP. Esses neurônios são responsáveis por abrir o apetite e fazer com que o animal sinta fome.

Após chegarem a essa conclusão, os pesquisadores realizam o teste novamente, mas, desta vez, eles utilizaram uma substância para inibir a atividade neuronal AGRP. Os resultados mostraram que os camundongos não tiveram tanta fome, apensar de consumirem álcool. Isso foi capaz de comprovar que os neurônios AGRP são mesmo acionados pelo álcool e que são responsáveis por gerar a sensação de fome.

A conclusão da pesquisa foi publicada na revista Nature Communications.

Foto: Getty Images