Saúde e Bem-Estar

Como prevenir problemas na garganta durante o tempo seco

Como prevenir problemas na garganta durante o tempo seco

Com a chegada do frio e da baixa umidade do ar, o tempo seco predomina.

Nessa situação, é muito comum sentir incômodo na garganta, nariz e nos olhos. Em alguns casos, esses sintomas já sinalizam gripes e resfriados.

+ Como diferenciar a gripe do resfriado?

Em geral, essas irritações acontecem por que os agentes responsáveis pelo agravamento das alergias, como a poeira e a poluição, ficam um período maior suspensos no ar. A baixa umidade, além de contribuir para que as crises alérgicas sejam desencadeadas, também modifica o funcionamento das vias respiratórias superiores, podendo predispor doenças infecciosas como gripes e resfriados.

+ Vitaminas e suplementos que ajudam a fortalecer a imunidade

“É muito comum que um sintoma leve ao outro. A obstrução nasal, por exemplo, mesmo que inicialmente seja isolada, leva a respiração pela boca e pode gerar desconforto e dor de garganta”, explica a gerente médica da unidade de Medicamentos Isentos de Prescrição do Aché Laboratórios, Talita Poli Biason.

Confira as dicas da especialista de como prevenir problemas na garganta durante o tempo seco com cuidados básicos:

Beba bastante água

água inverno

No mínimo, dois litros de água todos os dias. Isso ajuda a manter o organismo hidratado, auxilia na prevenção de doenças respiratórias e alivia a irritação na garganta.

Mantenha o ambiente sempre higienizado

mesa organizada

Em casa ou no trabalho, é essencial deixar todas as superfícies limpas para evitar a disseminação de microorganismos. Para isso, basta utilizar um pano úmido com água e sabão a fim de remover o acúmulo de poeira.

Lave as mãos

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Esse cuidado é necessário sempre que entrar em casa, na hora de manipular alimentos ou após usar o banheiro.

Fique atento ao cardápio

salada de frutas

Invista no consumo de alimentos saudáveis e fontes de líquidos. Algumas sugestões são saladas variadas e frutas como melão, melancia, abacaxi, maçã, ameixa vermelha e morango.

Pratique exercícios no horário certo

Exercício no inverno

O ideal é treinar nos horários em que a umidade do ar não esteja tão baixa. Em geral, isso costuma ocorrer pela manhã.

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