Como o corpo humano processa os medicamentos?

Por Mariana Castro em 02/06/2017

Você já se perguntou o que acontece no seu corpo ao tomar um analgésico? Talvez já tenha imaginado, quando estava com dor e aguardando o remédio fazer efeito, o caminho que ele estaria percorrendo para aliviar aquele sintoma. É exatamente isso que visa esclarecer um vídeo compartilhado pelo TED-Ed, canal no YouTube com vídeos educativos.

 + 5 alimentos e remédios que você não deve misturar

+ Medicamentos genéricos: funcionam ou não?

Com animações didáticas criadas por Daniel Gray, as lições de Céline Valéry sobre o efeito dos analgésicos no corpo podem ajudar a conscientizar a população e fazer as pessoas tomarem cuidado com o excesso de medicamentos ingeridos. Segundo o vídeo, o comprimido viaja pelo fluxo do sistema circulatório, andando pelo corpo para fazer seu trabalho antes de ser barrado por órgãos e células destinadas a neutralizar e expelir substâncias estranhas.

Em cerca de 30 minutos, uma parte das moléculas do remédio já está na corrente sanguínea. Ele percorre todos os órgãos do corpo e, ao encontrar o local danificado, se conecta a outras moléculas para bloquear os sinais de dor. O ponto máximo do efeito analgésico ocorre em uma ou duas horas, quando o medicamento começa a ser eliminado do corpo.

+ Empresa brasileira quer produzir remédio à base de maconha

O fígado é o lugar onde o comprimido causa mais reações, O órgão retém algumas moléculas que perderão seu efeito analgésico. Todo o processo acontece de forma similar para qualquer droga via oral, mas a velocidade do processo e a quantidade de medicamento que entra na corrente sanguínea variam de acordo com cada pessoa, tipo de medicamento e a forma que ele entra no corpo.

Assista ao vídeo completo, que tem legendas em português:

Foto: Getty Images