Como diferenciar os sintomas da dengue, zika e chikungunya

Por em 17/01/2017

O calor e o acúmulo de água parada por conta das chuvas de verão criam um ambiente propício para a proliferação do temido aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

+ Brasileiros ainda não conhecem os reais riscos dos vírus zika e chikungunya

+ Pesquisa descobre como o estresse aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Dados do Ministério da Saúde divulgados em dezembro revelaram que os casos de zika e dengue devem se manter estáveis em 2017, porém, o número de casos de infecção pelo vírus chikungunya deve crescer consideravelmente — os casos confirmados da doença aumentaram 15 vezes de 2015 para 2016 e o de suspeitas aumentaram quase dez vezes.

Apesar de muito semelhantes, Ione Aquemi Guibu, professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, indica como diferenciar os sintomas de cada uma dessas doenças. Confira abaixo:

Zika virus aedes aegypti Dengue chikungunya Mayaro fever human skin

Dengue clássica

Os sintomas da dengue clássica são febre súbita e alta, com duração de até 7 dias, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, dores atrás dos olhos, fraqueza, prostração e manchas vermelhas na pele.

Dengue hemorrágica

Além dos sintomas da dengue clássica, a dengue hemorrágica é mais grave e inclui náuseas e vômitos, dor abdominal, diminuição da pressão arterial e tontura. As hemorragias podem ser leves (sangramentos nasais ou gengivais) ou graves (sangramento gastrointestinal ou intracraniana).

Chikungunya

Os sintomas são febre súbita e alta, cansaço, perda de apetite e do paladar, náuseas e vômitos, dores intensas nas articulações, inchaços nos membros, dor de cabeça intensa, dores nas costas, manchas vermelhas na pele e inflamação dos olhos, sem secreção e coceira.

Zika

Os sintomas são febre baixa, mal-estar, dor de cabeça leve, dores articulares e musculares, diarreia, manchas vermelhas intensas na pele, coceiras e inflamação nos olhos, sem secreção e coceira.

Está procurando um médico ou hospital? Clique aqui e faça a sua busca no Apontador.