Comidas gordurosas também causam ressaca, afirma especialista

Por Mariana Castro em 29/08/2016

Sábado à noite e você preferiu ficar em casa, pedir uma pizza e assistir séries ao invés de ir para a balada. Você não tomou shots de tequila ou vodka, mas, mesmo assim, acordou enjoado e com dor de cabeça no dia seguinte. Se você não bebeu, por que está sendo punido com uma terrível ressaca? A resposta está na comida gordurosa que foi consumida na noite anterior.

+ Consumo de gorduras saturadas aumenta os riscos de morte precoce, revela estudo

+ Estudo descobre que a comida é capaz de aproximar as pessoas

Isso quer dizer que a comida também é capaz de provocar a ressaca, que é causada devido a alta quantidade de gordura e sódio que foram ingeridos.

De acordo com uma entrevista concedida pelo gastroenterologista Jay Kuemmerle à revista Women’s Health, a gordura demora até 12 horas para ser digerida pelo corpo, fazendo com que você se sinta sonolento e apático durante o processo. Além disso, a alta porcentagem de sódio presente em comidas gordurosas extrai a água do trato gastrointestinal, levando à desidratação e dores de cabeça.

Isso não quer dizer que você deva cortar do cardápio todas as comidas deliciosas. Só que, assim como com a bebida alcoólica, você deve consumi-la com moderação. Uma boa alternativa para evitar as ressacas é utilizar o mesmo método que muitas pessoas usam quando ingerem álcool: beber bastante água após a jacada. Isso ajuda na digestão e na hidratação do corpo.

Foto: Getty Image