Comer três fatias de bacon por dia pode levar à morte, aponta pesquisa

Por Patricia Machado em 09/09/2016

Bacon lovers, de acordo com uma pesquisa internacional, está na hora de repensar o amor incondicional que vocês possuem por esse alimento. Um estudo recente comprovou que comer apenas três fatias de bacon por dia pode levar à morte.

+ Piores alimentos para consumir à noite

+ Dez receitas deliciosas com bacon

A pesquisa, conduzida pela faculdade de medicina Karolinska Institute, na Alemanha, foi liderada pela professora Alicja Wolk. Ela coordenou um time de cientistas que analisou diversos estudos publicados desde 1970 para entender como a carne vermelha e processada afetava a saúde dos seres humanos.

Calorias que pode comer por dia - Thinkstock

Eles descobriram que comer 50g de carne embutida ou processada – que pode ser ilustrada através de três fatias de bacon ou duas fatias de presunto diárias – aumenta as chances das pessoas morrerem por causa de uma doença do coração em 24%. Além disso, esse consumo aumenta a probabilidade de morte por diabetes em 32% e por câncer em 8%.

Isso acontece porque carnes embutidas ou processadas são preparadas com uma grande quantidade de sal e conservantes químicos para preservar o alimento e acentuar o seu sabor.

Os resultados publicados no periódico Journal of Internal Medicine também revelaram como o consumo de carne vermelha pode prejudicar a saúde. O consumo de 100g de carne não processada por dia aumenta o risco de câncer de próstata e intestino em 19% e 17%, respectivamente, morte por doença cardíaca em 15% e câncer de mama em 11%.

“Os dados mostram que podemos concluir que o alto consumo de carne vermelha e, principalmente, de carne processada, está associado a um aumento do risco de várias doenças crônicas graves e de mortalidade precoce”, explicou Alicja ao Daily Mail.

Foto: Getty Images / Thinkstock