Saúde e Bem-Estar

Cinco terapias alternativas que talvez você não conheça

Cinco terapias alternativas que talvez você não conheça

A medicina alternativa, também conhecida como terapia alternativa, reúne diferentes tratamentos não contemplados pela medicina tradicional, que se baseia exclusivamente em evidências científicas.

+ Conheça os benefícios da meditação e saiba onde aprender a técnica

+ Cinco dicas práticas para conquistar a felicidade

Desde 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares permitiu o acesso da população a essas terapias no Sistema Único de Saúde (SUS), o que levou a um aumento na procura por este tipo de tratamento.

Essas práticas, além de ajudarem no combate de doenças, são importantes para o alívio do estresse e promoção do bem-estar. Elas surgem como uma saída para o tratamento de males mais subjetivos, como as doenças ligadas à tensões e ansiedades. De acordo com os médicos e terapeutas, o ideal é usufruir dos benefícios de ambas as formas de medicina, pois a combinação delas se mostra muito benéfica para a população.

+ Meditação é capaz de rejuvenescer o cérebro, conclui pesquisa

Por isso, é necessário conhecer os diferentes métodos a fim de escolher o melhor tratamento para as suas necessidades. Talvez você já tenha ouvido falar de acupuntura, homeopatia e uso de florais, mas as opções são inúmeras. Por isso, reunimos outras cinco terapias alternativas para você conhecer.

Confira:      

Ventosaterapia

A técnica ganhou destaque nos noticiários por ter sido usada por atletas de alta performance durante os Jogos Olímpicos. A ventosaterapia consiste no uso de copos de vidro ou acrílico que criam um vácuo levando à sucção da pele. Assim, grande parte da musculatura da região entra no copo, estimulando a circulação sanguínea naquele local.

O aumento do sangue na área favorece a nutrição dos músculos e alivia tensões e dores musculares. A técnica também pode ser utilizada para desintoxicar o organismo, aliviar problemas digestivos, hipertensão arterial e até para fins estéticos, como o tratamento de celulites e estrias.

ventosaterapia - divulgação

faixa_blog

Balanceamento muscular

Emoções, sensações negativas, estresse e traumas são registrados em seu sistema ao longo do tempo, desenvolvendo bloqueios que podem ser sutis ou profundos. Através de alguns testes, o balanceamento muscular visa identificar esses bloqueios e liberar a energia bloqueada na região para que ela volte a fluir por todas as partes do corpo.

Também chamado de cinesiologia aplicada, o objetivo deste tratamento é harmonizar completamente a pessoa. Estudos apontam uma melhoria na aprendizagem, memória e concentração, além de auxiliar em dietas de emagrecimento, postura corporal e disposição. A técnica não requer equipamentos e pode ser utilizada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou crença, uma vez que não está associada a princípios religiosos.

faixa_blog

Reiki

Essa técnica japonesa utiliza as mãos de uma pessoa para canalizar a energia em outra, reduzindo o estresse e promovendo o relaxamento e a cura. O paciente sente um fluxo de energia passando por seu corpo, que limpa e reativa os meridianos e padrões energéticos. Esse método é muito simples e, apesar de sua natureza espiritual, não está envolvido com dogmas ou religiões.

Quando você retém emoções negativas, como mágoas, medos, raiva ou inveja, elas se acumulam, chegando ao nível físico em forma de incômodos, dores e desequilíbrios em geral. O reiki direciona as energias necessárias para os pontos do corpo que necessitam de tratamento, ajudando a eliminar tais bloqueios.

Palm healing

faixa_blog

Cromoterapia

Reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais terapias complementares, a cromoterapia busca, por intermédio das cores, equilibrar e harmonizar corpo, mente e emoções. As cores têm funções terapêuticas específicas, com cada uma delas atuando em um chakra ou órgão do corpo humano. Acionadas, elas impactam essas áreas, reenergizando o que estiver bloqueado ou em desequilíbrio, como no caso de doenças, por exemplo.

Durante o tratamento, as sete cores do arco-íris, além do rosa, são utilizadas. Cada uma possui uma função e, a medida que se propaga em um ambiente, gera efeitos curativos ou calmantes. Todo o organismo é capaz de receber os efeitos da cromoterapia, como alívio de enxaqueca, insônia, cansaço, estresse, ansiedade, indisposição física e má circulação sanguínea. Os efeitos do tratamento dependem da intensidade com que as cores são utilizadas. Normalmente, uma lâmpada de 25 watts é colocada a cinco centímetros da pele, durante aproximadamente três minutos.

faixa_blog

Geoterapia

Esta forma de terapia é um tratamento natural feito com frutos da terra, como argila, barro, pedras e cristais. Elas são vistas como ferramentas capazes de gerar o equilíbrio, se fundamentando no poder regenerador vindo da terra. Para isso, existem diversas técnicas como a massagem com pedras, que elimina energias negativas, a massagem com cristais, que equilibra os chakras, e o trabalho com argila.

Este, que também é conhecido como argiloterapia, limpa o organismo de toxinas. A argila também pode funcionar como um antisséptico, descongestionante, anti-inflamatório e cicatrizante. Além disso, ela alivia dores e tensões, tem efeito calmante e ativa o sistema nervoso e a circulação sanguínea, entre outros benefícios.

Green Clay Treatment At Spa

Fotos: Divulgação / Getty Images / Thinkstock

Mais em Saúde e Bem-Estar

Neurons in the brain

Cientistas criam mão robótica para ajudar pessoas tetraplégicas

Patricia Machado09/12/2016
Woman in pain laying in bed

Terapia virtual pode ajudar no tratamento da insônia

Redação Apontador09/12/2016
Pain in abdomen

Depilar a região íntima aumenta o risco de contaminação por DSTs, aponta pesquisa

Patricia Machado08/12/2016
People celebrating

Abusar do álcool na adolescência afeta a memória, diz pesquisa

Patricia Machado08/12/2016
Choosing between apple and doughnut

Fazer diferentes dietas com frequência contribui para o ganho de peso, diz estudo

Mariana Castro08/12/2016
Male doctor checking mammography machine scan with patient woman

Dor nas mamas: quando é normal e quando é preciso investigar

Redação Apontador07/12/2016
A closeup of a woman doing yoga outside with two other women

Ioga se transforma em patrimônio da humanidade

Patricia Machado06/12/2016
Happy smiling child enjoys listens to music in headphones

Cientistas criam playlist capaz de reduzir a ansiedade e o estresse

Mariana Castro06/12/2016
The pregnant woman who has an examination

Maioria das mães brasileiras não planejava engravidar, aponta estudo

Patricia Machado05/12/2016
man in bed eyes opened suffering insomnia and sleep disorder

Dormir com raiva favorece a criação de memórias negativas, diz pesquisa

Mariana Castro05/12/2016
hands of Concerned Women for medical report written by doctor

Mitos e verdades sobre a endoscopia

Patricia Machado05/12/2016
Happy little girl outdoors

Falta de exposição à luz do dia contribui para o desenvolvimento de miopia, aponta estudo

Mariana Castro05/12/2016
HIV blood sample

Mais de 110 mil brasileiros têm o vírus do HIV e não sabem disso, aponta relatório

Patricia Machado01/12/2016
Selection of tropical fruits on white background

Laranja e abacaxi são os alimentos que contém mais agrotóxicos

Mariana Castro01/12/2016
Pretty Woman makes a choice between bad food

Coaching de emagrecimento é novidade para quem deseja perder peso

Carolina Romanini01/12/2016