Cinco objetos extremamente sujos que tocamos diariamente

Por Patricia Machado em 09/02/2017

Apesar da recomendação ser reforçada desde a infância, a maioria das pessoas não lava as mãos corretamente porque não acredita na importância deste hábito para a prevenção de problemas saúde.

+ Medicamentos genéricos: funcionam ou não?

+ Terapias alternativas ajudam no tratamento de dores crônicas, segundo estudo

Para deixar as pessoas em alerta, a New York Magazine fez um vídeo para mostrar cinco objetos que são extremamente sujos e que as pessoas tocam diariamente. Você vai ficar chocado!

Confira a lista e proteja a sua saúde:

#1 Telas touch screen

É comum encontrar totens com uma tela touch screen em aeroportos e em lojas mais modernas. Na maioria dos casos, a pessoa pode utilizar o dispositivo para realizar o pagamento, fazer check-in ou até responder um questionário ou pesquisa. O problema é que 50% desses dispositivos são contaminados pela bactéria coliforme fecal.

#2 Botão de elevador referente ao andar térreo

Quem mora ou trabalha em um prédio precisa apertar com frequência o botão para chegar ao andar térreo do edifício. Sem lavar as mãos corretamente, o botão acaba ficando contaminando. Na maioria das vezes, é possível encontrar o vírus da parainfluenza na tecla.

#3 Sacolas reutilizáveis

As sacolas reutilizáveis costumam ficar expostas a alimentos crus e raramente são higienizadas após o uso. Pesquisas apontam que 99% dessas sacolas possuem bactérias.

#4 Toalhas de mão

As toalhas de mão são consideradas um ambiente ideal para a reprodução de bactérias. Na maioria dos casos, o objeto é contaminado porque as pessoas não lavam as mãos corretamente. Para evitar problemas, é recomendado lavar a toalha a cada dois dias.

#5 Alça da máquina de café ou tampa de garrafas térmicas

As máquinas e garrafas de café que ficam em escritórios costumam ser as mais contaminadas, porque os funcionários se servem da bebida assim que chegam ao local de trabalho, o que significa que a sujeira da mão adquirida na rua será transferida para o objeto. Cerca de 50% das alças da máquina de café ou tampas de garrafas térmicas possuem uma bactéria chamada coliforme.

Sua saúde está precisando de um check-up? Clique aqui e encontre uma clínica médica próxima de você através do Apontador.

Foto: Getty Images