Saúde e Bem-Estar

Cinco benefícios dos carboidratos na dieta

Cinco benefícios dos carboidratos na dieta

O carboidrato é considerado um vilão por muitos e, na maioria das vezes, é o primeiro item a ser cortado da dieta. No entanto, esse nutriente encontrado principalmente em pães, bolos, biscoitos, massas, arroz e tubérculos, como a batata, traz grandes benefícios para o organismo, fornecendo energia para atividades cotidianas como ler, andar, correr e trabalhar. Por isso, acredite, ele também é fundamental para manter uma dieta equilibrada.

+ Alimentos que já foram considerados vilões da saúde e hoje são aliados de muitas dietas

Segundo Mariana Nacarato, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Bem Estar, aqueles que desejam manter uma vida saudável e ativa cometem um grande erro ao evitar o carboidrato. “O correto é consumi-lo de forma balanceada, pois a falta desse nutriente pode causar cansaço, tontura e fraqueza. Além disso, o metabolismo fica lento, o que é ruim para quem precisa perder peso, por exemplo.”

Abaixo, a especialista ajuda a listar cinco benefícios dos carboidratos na dieta, que ajudarão a entender porque ele é tão importante no nosso dia a dia:

Fornece energia e disposição

O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo. Após consumir alimentos com esse nutriente, essa substância é digerida por enzimas e quebrada em moléculas de glicose. Sob a ação de hormônios, a glicose é absorvida pelas células e liberada conforme a necessidade do corpo. Como precisamos de energia e disposição o tempo todo, seja para respirar, estudar ou praticar atividades físicas, o consumo desse tipo de alimento é fundamental.

Controla sintomas da TPM

A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que surgem alguns dias antes da menstruação. Alteração no humor, ansiedade, tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração, alterações no apetite e compulsão por doces são alguns deles. Carboidratos complexos, encontrados em pães integrais, massas e arroz integral, são digeridos e absorvidos mais lentamente pelo corpo, ajudando a manter níveis estáveis de glicose no sangue. Isso diminui a compulsão por doces e aumenta a disponibilidade de triptofano, que é essencial para produzir a serotonina. Essa substância é responsável pelo bom humor, que fica alterado no período pré-menstrual.

Melhora o humor

O carboidrato é um nutriente importante para manter os níveis adequados de serotonina no corpo. Ele ajuda a manter os níveis de glicose e insulina no sangue, que necessários para tornar o triptofano mais disponível para a produção do hormônio. Níveis baixos desse elemento podem influenciar negativamente o humor.

Melhora a memória

Quando digeridos, os carboidratos são convertidos em glicose, principal fonte de energia do cérebro. Uma alimentação pobre neste nutriente está relacionada a uma piora da memória e falta de atenção.

Contribui para uma boa noite de sono

À noite, uma refeição rica em carboidrato e pobre em proteína pode facilitar a captação de triptofano e a sua conversão em serotonina no cérebro. Essa substância também regula o ciclo do sono e, em quantidades adequadas, pode induzir a sonolência.

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