Cientistas identificam um novo gosto para os alimentos

Por Patricia Machado em 15/09/2016

Até então, os cientistas acreditavam que as pessoas poderiam identificar os alimentos consumidos através de cinco gostos – por mais que a maioria da sociedade só reconheça quatro deles. Isso significa que além do salgado, doce, azedo e amargo, também existe o umami, que está relacionado ao sabor do glutamato monossódico, presente em alimentos como leite materno, peixes, crustáceos, legumes e cogumelos. Mas, uma nova descoberta revelou que existe mais um tipo de gosto para os alimentos.

+ Seis alimentos para comer antes do primeiro encontro

+ Nutricionistas explicam o que pode estar te deixando sempre com fome

A novidade foi anunciada por Juyun Lim, pesquisadora da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, em um estudo publicado na revista científica Chemical Senses. De acordo com a cientista, o novo gosto é chamado de starchy, termo em inglês para algo como “gosto de amido”. Por isso, o nosso paladar conseguiria detectar o gosto de carboidratos encontrados em alimentos como massa, batata e pão.

Para realizar a pesquisa, 22 voluntários experimentaram diferentes soluções de carboidratos e eles deveriam descrever o que sentiam. Até então, a ciência classificava o gosto de carboidratos como “doce”. No entanto, os participantes identificaram nas amostras o gosto de amido e não de algo doce. Eles disseram, por exemplo, que as soluções tinham gostos similares ao arroz, pão e macarrão.

Depois, eles receberam um composto que bloqueava os receptores da boca que detectam substâncias adocicadas e a percepção do gosto de amido continuava.

Apesar dos resultados obtidos pela pesquisadora, para um novo gosto ser oficializado, a descoberta tem que passar por rigorosos critérios da comunidade científica. Por isso, novos estudos serão conduzidos.

Foto: Getty Images