Ciência descobre como acabar com o mau hálito causado pelo alho

Por Patricia Machado em 13/10/2016

O alho é um dos ingredientes indispensáveis da culinária. Além de fazer sucesso entre as cozinheiras, o alimento faz bem para a saúde e é adorado pela maioria das pessoas. O problema é que, apesar de suas virtudes, o alho causa mau hálito.

+ Pesquisa descobre por que as mulheres não conseguem emagrecer

+ Seis alimentos para comer antes do primeiro encontro

Intrigadas com o assunto e determinadas a solucionar o problema, as cientistas Rita Mirondo e Sheryl Barringer, do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, comandaram uma pesquisa inovadora.

O alho pode deixar um aroma indesejável na boca por quase 24 horas. A partir disso, elas testaram como chá verde, folhas de hortelã, maçã e alface poderiam ser consumidos para neutralizar o mau hálito.

Durante a fase de testes, elas mastigaram, durante 25 segundos, três gramas de alho. Depois, elas ingeriram os alimentos selecionados na forma cru e quente e também na versão de sucos e analisaram como isso eliminava os principais compostos voláteis associados ao (mau) hálito do alho.

O estudo concluiu que mastigar hortelã é a forma mais eficaz de acabar com o mau hálito provocado pelo alho. Mas, todos os materiais analisados, exceto o chá verde, tiveram algum tipo de efeito positivo. Além disso, os alimentos crus tiveram maior sucesso em comparação com as versões quentes ou em suco.

A pesquisa foi publicada no jornal científico Journal of Food Science.

Foto: Getty Images