Chuva e mau tempo podem agravar quadros de dor, diz estudo

Por Patricia Machado em 09/09/2016

O mau tempo costuma provocar a irritação das pessoas. Quando está frio ou chovendo, por exemplo, é comum que alguns fiquem desanimados, chateados e até um pouco depressivos. Intrigados com isso, pesquisadores internacionais criaram um estudo para entender como o mau tempo afetava pessoas que sofriam periodicamente com alguma dor.

+ Terapias alternativas ajudam no tratamento de dores crônicas, segundo estudo

+ Acupuntura pode ser aliada na prevenção de doenças típicas do inverno

Batizada de Cloudy with a Chance of Pain, a pesquisa contou com a colaboração de 9.000 pessoas que sofriam de dores crônicas como artrite, problemas na coluna e enxaqueca. Os voluntários precisavam anotar em um aplicativo de celular como se sentiam todos os dias.

Para analisar as informações, o aplicativo tinha acesso aos dados meteorológicos e conseguia determinar quando as pessoas sentiam mais dores.

A pesquisa ainda não foi finalizada, mas parte de suas descobertas foram divulgadas no evento British Science Festival. De acordo com os cientistas, as pessoas que sofriam com problemas crônicos reportavam mais dores quando o tempo estava ruim e acreditavam que isso acentuava a dor. Além disso, elas revelaram que, a partir das dores, conseguiam prever se iria chover.

Outra descoberta realizada pelo estudo foi que, em dias bonitos e ensolarados, os voluntários reportavam que sentiam menos dores e incômodos. Para Will Dixon, um dos líderes da pesquisa e médico do hospital Salford Royal, no Reino Unido, isso pode acontecer porque o bom tempo faz as pessoas se sentirem bem e mais felizes e até esquecerem que têm algumas doenças.

Os pesquisadores esperam que, ao finalizar a pesquisa e descobrir como o tempo influencia nos casos de dor, seja possível fazer novos estudos para testar outros tipos de tratamentos e intervenções médicas para esses casos.

Foto: Getty Images