Câncer é a principal causa de morte por doença entre pessoas de 15 e 29 anos, diz estudo

Por Patricia Machado em 15/02/2017

Entre os anos 2009 e 2013, 17,5 mil brasileiros com idades entre 15 e 29 anos faleceram por causa do câncer. Um novo relatório divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pelo Ministério da Saúde mostrou que o câncer foi a principal causa de morte por doença nessa faixa etária. O câncer também foi considerado o segundo motivo no grupo de pessoas que faleceram por causas gerais, ficando atrás apenas de causas externas, como acidentes.

+ Batata frita e pão torrado podem aumentar o risco de câncer, aponta pesquisa

+ Câncer de pele: saiba como prevenir e fazer o autoexame

O estudo constatou que a média de adolescentes e adultos jovens que foram diagnosticados com a doença durante o período analisado foi de 236 casos para cada um milhão. A taxa é superior à verificada em crianças de 0 a 14 anos e inferior ao observado em adultos com mais de 29 anos. Já a taxa de mortalidade foi de 67 por 1 milhão.

A pesquisa também descobriu que os tumores mais frequentes entre o público estudado são carcinomas (34%), linfomas (12%) e tumores de pele (9%). Além disso, o câncer de colo do útero é o tipo da doença que mais acomete as mulheres na faixa etária analisada.

Procurando um médico ou hospital? Clique aqui e encontre o endereço mais próximo de você no Apontador.

Fotos: Getty Images / Com informações do G1