Camisa tecnológica permite que deficientes auditivos “sintam” músicas clássicas

Por Mariana Castro em 26/05/2017

A maioria das pessoas não consegue imaginar a vida sem música, mas é exatamente essa a realidade de deficientes auditivos. Agora, graças ao avanço da tecnologia, cientistas estão trabalhando em um projeto capaz de fazer com que essas pessoas também sintam a emoção de uma boa canção.

+ Ouvir músicas tristes pode fazer você se sentir melhor

+ Música heavy metal pode ajudar a lidar com a morte, aponta pesquisa

Batizado de The Sound Shirt, a ideia do projeto é produzir uma camisa sonora para transformar o som em vibrações diretas, que permitirão que o usuário sinta a música no corpo ao vesti-la. Para isso, microfones instalados no palco de um concerto durante os testes enviaram o som dos instrumentos para um software, que transforma isso em informações que seriam enviadas para a roupa.

Acoplados à vestimenta, dezesseis pequenos motores de vibração pulsam de acordo com o volume de cada instrumento. Desta forma, os deficientes auditivos que testaram o produto relataram sentir a música em seu corpo. Os tons mais graves, por exemplo, são sentidos no estômago, enquanto um violino, que é mais agudo, pulsa no braço.

Em Hamburgo, na Alemanha, os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem já disponibilizam a roupa. Para viver essa experiência, é necessário se registrar no site.

camisa sonora - imagem 1 - reproducao

camisa sonora - imagem 2 - reproducao

Confira a reação das pessoas que experimentaram a camiseta: 

Fotos: Divulgação