Alimentos que você deve consumir durante o ciclo menstrual

Por em 30/06/2016

Durante uma determinada época do mês, algumas mulheres provavelmente se deparam com um desejo incontrolável de comer chocolate ou junk food. Porém, isso não é o mais indicado para você comer nesse período.

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Com os hormônios flutuando durante todo o mês, por vezes, é preciso pesar as necessidades do corpo. Isso não quer dizer que você não possa comer um chocolate de vez em quando. Mas é preciso se certificar de que você também está recebendo os nutrientes necessários para tornar a sua semana menos pesada.

Confira uma lista de alimentos que você deve consumir durante seu ciclo menstrual:

Versões saudáveis ​​dos alimentos que você está desejando

Não há nenhuma razão de você não poder satisfazer os seus desejos neste período, de acordo com Edwina Clark, diretora de nutrição e bem-estar do site Yummly. Mas existem maneiras mais saudáveis de fazer isso. “Manteiga de amendoim, iogurte com granola, frutas secas e nozes são algumas das opções para saciar os desejos de doces e gorduras”, diz.

Alimentos com ferro

Se você perde muito sangue durante o seu período, você está mais propensa a ter anemia, diz Clark. Para combater este efeito, invista no consumo de carnes vermelhas, aves, frutos do mar, folhas verdes ou cereais fortificados.

Alimentos ricos em cálcio

Há uma pesquisa que sugere que o cálcio pode diminuir a gravidade da TPM, diz Clark. Se ela é um problema para você, consumir produtos lácteos, folhas verdes, tofu ou outros alimentos ricos em cálcio pode ajudar e muito.

Açafrão

A especiaria também alivia os sintomas da TPM. Você pode incorporar cerca de 30mg do tempero por dia em sopas, chás e molhos como curries.

Peixe

O peixe possui ácidos graxos ômega 3, um antiinflamatório que pode ajudar a diminuir as cólicas menstruais, segundo Clark. Os peixes mais ricos nesse nutriente são o salmão, truta, sardinha e anchovas. Se você não é um fã de peixes, você pode consumir cápsulas de óleo de peixe ou suplementos de ômega-3.

Gengibre

O gengibre também é um antiinflamatório e é comumente usado para tratar dores de estômago. Como o açafrão, o gengibre também pode ser adicionado a chás ou molhos e misturado em vitaminas.

Nozes e sementes

Nozes, sementes e óleos vegetais são ricos em vitamina E, que podem ajudar a prevenir a enxaqueca menstrual.

Fibras

Alimentos ricos em fibras como grãos integrais, frutas e vegetais podem prevenir problemas intestinais que às vezes surgem durante o período, diz a médica Jennifer Caudle.

Salgados com pouco sal

De acordo com Caudle, muitas mulheres anseiam por sal durante o ciclo. Mas o problema é que isso pode tornar o inchaço que às vezes acompanha o período ainda pior. Reduza o consumo da substância, dando preferência a batatas fritas caseiras ou pipoca sem sal.