Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Por Mariana Castro em 24/01/2017

A tensão pré-menstrual (TPM) é uma realidade para, praticamente, todas as mulheres. Seus sintomas vêm uma vez por mês e podem tornar a vida feminina um pouco mais desafiadora, com mudanças de humor, inchaço e dores abdominais. Mas, existem formas de aliviar tudo isso e passar por esse período com mais tranquilidade.

+ Nutricionista define o cardápio ideal para cada fase do ciclo menstrual

+ Alterações no ciclo menstrual podem indicar síndrome dos ovários policísticos

Linda Booth, especialista em saúde digestiva, contou ao Pink Parcel como certas comidas podem ser aliadas das mulheres durante a semana anterior à menstruação. Algumas delas ajudam a reduzir os principais sintomas da TPM. Confira:

Como reduzir as cólicas menstruais?

Para melhorar a cólica e os desconfortos abdominais característicos deste período, alimentos como abacate, abacaxi, folhas verdes e hummus podem ser boas opções. O abacate é rico em fibras, potássio, vitaminas e outros nutrientes. Essa mistura ajuda a absorver e eliminar a prostaglandina, um químico que estimula as contrações da parede do útero. No caso do abacaxi, é a enzima bromelina que ajuda os músculos a relaxarem, diminuindo a cólica.

Folhas verde escuro, como espinafre e couve, são ricas em magnésio, que previne espasmos dolorosos no útero e no intestino. O mineral também é um analgésico natural, aliviando a tensão nas veias e músculos. O hummus também tem o potencial de aliviar dores, segundo a especialista. “Ele é feito de grão de bico, azeite, limão e alho, ingredientes conhecidos por seu efeito anti-inflamatório”, contou Linda.

+ Cinco vantagens do coletor menstrual

Como evitar o inchaço?

Um dos principais indicativos de que a menstruação se aproxima é o inchaço que toma conta do corpo. Ninguém gosta de conviver com essa sensação e, para aliviá-la, comer chucrute pode ser uma boa saída, mesmo que pouco convencional. Isso porque o inchaço e constipação podem ocorrer devido a um desequilíbrio nas bactérias intestinais e alimentos fermentados ajudam a normalizar isso.

Também é importante ingerir alimentos com muita água, como aipo e melancia. O aipo pode ser um ótimo lanche, além de ajudar no funcionamento do sistema digestivo. Ambos são bons para hidratar e combater a retenção de líquidos que gera o inchaço.

Como acabar com as mudanças de humor?

Ótima notícia para as chocólatras: o chocolate é, de fato, responsável por trazer mais alegria para a mulher na hora da TPM. Mas, ao perceber a menstruação se aproximando, opte pelos mais escuros. “Chocolate amargo, com no mínimo 65% de cacau, é rico em magnésio”, contou Linda. Isso ajuda a aumentar os níveis de energia e libera endorfina, melhorando o humor.

Foto: Thinkstock