Acampar pode acabar com a dificuldade para dormir, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 07/02/2017

Dormir bem é fundamental para uma boa saúde. O sono tem a missão de recarregar as energias do corpo e fazer com que o organismo esteja preparado para o próximo dia. O problema é que a preocupação do dia a dia e o alto nível de ansiedade fazem com que muita gente enfrente dificuldades para repousar. De acordo com uma pesquisa, isso poderia ser solucionado após passar uma semana acampando.

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O estudo foi conduzido por Kenneth Wright, professor de fisiologia da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Em 2013, ele estava intrigado em conseguir analisar o impacto do ambiente moderno no sono. Para isso, ele enviou cinco voluntários de 21 a 39 anos para passar uma semana acampando no verão e verificou os níveis de melatonina das pessoas. Esse hormônio é responsável por preparar o corpo para o sono. Na época, ele descobriu que o relógio biológico se ajustou ao sol do verão.

Por isso, ele resolveu conduzir, recentemente, dois novos testes para entender como as estações do ano e o tempo que os voluntários passavam na natureza influenciava o sono. No primeiro teste, 14 voluntários foram recrutados. Nove deles acamparam durante um final de semana no verão enquanto os demais permaneceram em casa. Já no segundo teste, cinco voluntários passaram uma semana no acampamento durante o inverno.

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Os pesquisadores perceberam que poucos dias na natureza eram suficientes para promover um impacto positivo no organismo porque os níveis de melatonina começavam a mudar. Os voluntários conseguiam dormir mais cedo e acordar mais tarde.

Além disso, durante o inverno, os voluntários que acamparam ficaram expostos a uma quantidade de luz 13 vezes maior durante o dia do que em um final de semana normal em suas casas, o que quer dizer os efeitos proporcionados pela natureza podem ser ainda mais potentes no inverno.

De acordo com o cientista, a natureza consegue trazer benefícios para o sono porque a luz natural altera o relógio biológico, influenciando positivamente o sono. Mas, para quem não pode acampar para dormir melhor, a dica do estudo é passar mais tempo exposto à luz natural durante o dia e desligar os aparelhos eletrônicos antes de dormir.

Os resultados observados foram publicados no periódico Current Biology.

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Foto: Getty Images