A posição que você dorme pode estar afetando a sua saúde

Por Mariana Castro em 23/11/2016

Mesmo após uma noite de sono profundo e tranquilo, você ainda acorda como se tivesse sido atropelado por um trator, com o corpo pesado e algumas dores? Essa sensação pode ser causada por diversos fatores mas, de acordo com algumas pesquisas, a posição em que você dorme pode afetar muito mais do que apenas algumas horas de sono.

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De dores no pescoço e apneia do sono a problemas de circulação e pesadelos, sua posição noturna preferida pode gerar problemas de saúde ou contribuir para os já existentes. E já que você passa um terço da sua vida dormindo, talvez seja a hora de prestar atenção no que essas posições são capazes de fazer.

O site Independent reuniu estudos que explicam as consequências de dormir de lado, de bruços e de costas. Confira:

Dormir de costas

Dormir com a barriga para cima é melhor para que sua cabeça, pescoço e coluna mantenham uma posição neutra. Essa é a posição mais indicada para quem sofre com dores nessas regiões.

Apesar disso, ela aumenta as probabilidades de apneia do sono e roncos. Para quem sofre de refluxos, essa posição também não é nada indicada, uma vez que pode piorar os sintomas. Se você é daqueles que não consegue pegar no sono em outra posição, invista em um travesseiro mais alto, que possa levantar um pouco sua cabeça e pescoço.

Dormir de lado

Essa posição também é ótima para prevenir dores nas costas e no pescoço, além de ajudar a roncar menos e ser recomendada durante a gravidez. Apesar disso, você pode acabar comprimindo os nervos e acordar com o braço ou a perna dormentes, por exemplo.

Se você gosta de dormir abraçado com o travesseiro, isso é ainda mais provável. Como uma alternativa, coloque um travesseiro entre as pernas, pois isso ajudará a não depositar pesos extras em sua volta.

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Dormir de bruços

Dormir de barriga para baixo é, normalmente, considerada a pior posição para o sono, uma vez que dificulta que o corpo mantenha sua curvatura natural. Isso pode colocar pressão em suas articulações e músculos, levando à inflamação dos nervos.

Dormir nessa posição também significa que seu pescoço ficará virado por horas, podendo causar tensões na região e dores crônicas no futuro.