Lugares inspirados em filmes e seriados

Por em 14/08/2015

Quem nunca assistiu um filme ou seriado e ficou morrendo de vontade de estar em um determinado bar ou restaurante retratado na ficção?

Se você gosta de Tarantino, por exemplo, tenho certeza que já ficou salivando por um Royale with Cheese do Big Kahuna, não? Ou que fã dos Simpsons já não quis achar um bar tipo o Moe’s para se reunir com os caras e tomar umas Duffs?

Para animar o seu dia, o Apontador tem boas notícias: alguns temas já saíram das telinhas para o mundo real. Tudo bem que a maioria deles fica no exterior, mas também achamos estabelecimentos no Brasil inspirados na ficção! Confira agora um roteiro especial e aproveite:

Belo Horizonte/MG

O hostel tem toda a decoração inspirada no filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.

Brasília/DF

O bar com jeito de boteco possui a decoração toda inspirada no seriado norte-americano e, de bônus, um dos litrões mais baratos da região. Lá você também encontra a cerveja Duff, claro!

São Paulo/SP

A lanchonete é inspirada na rede de fast-food fictícia que aparece no filme Pulp Fiction (pra quem não sabe, também aparece em À Prova de Morte, Grande Hotel, Cães de Aluguel e Um Drink no Inferno!). O cardápio todo leva o nome de personagens e frases icônicas dos filmes de Quentin Tarantino. Pronto! Quando salivar por um Royale with Cheese, você já sabe onde ir!

O bar que só abre aos finais de semana, a partir das 2h, funciona como uma after party na capital. E como se não fosse exótico o bastante só por isso, tem toda uma atmosfera inspirada no bar Korova, do filme Laranja Mecânica, com um clima obscuro, caveiras, pernas de plástico saindo das paredes e pôsteres.

Um telão de 5 metros passa cenas da película e as garrafinhas de leite utilizadas pelos personagens são os copos do bar. E não para por aí: as garçonetes se vestem à caráter, com suspensórios, chapéus e maquiagens iguais a de Alex e seus “drugs”.

I Vitelloni (traduzido como Os Boas-Vidas) é o título de um dos primeiros filmes (1953) do cineasta italiano Federico Fellini, que conta a história de um grupo de amigos que curtiam muito a vida. O ambiente da pizzaria é decorado com cartazes de divulgação do filme e, inclusive, o restaurante adaptou algumas dessas imagens para criar a etiqueta de seus azeites artesanais.

Também vale conhecer

Alguns estabelecimentos não focam em um filme ou seriado específico, mas possuem ambientes, cenários e menu inspirados em diversas produções. É o caso do Paradiso Cine Bar, de Brasília, que possui em seu cardápio coquetéis e pratos com referências cinematográficas.

Na parede de entrada são exibidos clássicos, enquanto a decoração interna é cheia de pôsteres de personagens marcantes do cinema. Eles também possuem um espaço para eventos intitulado Don Corleone, que lembra o escritório do mafioso no filme O Poderoso Chefão.

Já o Hostel Chaplins, em Campinas, tem quartos com temáticas diferentes, inspirados em filmes como Laranja Mecânica, Kill Bill, Amélie Poulain, Beleza Americana, Clube da Luta, V de Vingança, além de decoração e detalhes de outros tantos filmes espalhados pela casa.

Em São Paulo, o Mello e Mellão Trattoria, do mesmo dono da pizzaria I Vitelloni, tem a decoração e cardápio inspirados no universo Felliniano. Com sofás de oncinha, quadros de filmes e reproduções do diretor estampadas em tecidos nas paredes, o menu traz influências de três cidades: Rimini (onde nasceu Fellini), Aguzzo e Campania. Os pratos percorrem os autênticos sabores italianos preservando técnicas e ingredientes tradicionais, tão apreciados pelo também gourmet Fellini.

Que tal ler este post ouvindo uma boa música? Clique abaixo e confira uma playlist inspirada em trilhas sonoras de filmes.