Dicas para acumular e usar milhas da melhor maneira

Por Patricia Machado em 23/07/2015

logo_allianz

Todo mundo já ouviu, pelo menos uma vez, alguém dizer que não gastou com a compra de passagens aéreas e conseguiu adquirir os cartões de embarque através do uso de milhas.

+ Dicas para viajar sem gastar muito

A ideia é mesmo encantadora. As milhas funcionam como um dinheiro imaginário, que as pessoas conseguem acumular ao fazerem compras e gastarem o seu dinheiro de verdade. Ao atingirem uma determinada pontuação, elas podem trocar o montante por um bilhete de viagem de avião ou mesmo por produtos.

Mas nem sempre as pessoas conseguem utilizar o sistema de milhagem para realizar a viagem que tanto desejam. Uns não têm milhas suficientes para garantir o trecho da viagem que querem realizar e outros esquecem de trocar as milhas a tempo e as mesmas acabam expirando. Segundo dados do Banco Central, 53,4 bilhões de milhas expiraram no ano passado por falta de uso. O valor representa 24% do total de milhas arrecadadas.

+ Como funciona o seguro viagem?

Para lucrar com o programa de milhas é preciso entender a sua rotina de consumo e se cadastrar nos programas de fidelidade mais vantajosos. É importante estudar as regras de cada programa e ficar de olho na validade dos pontos, afinal, viajar com milhas dá trabalho e exige disciplina.

Reunimos algumas dicas valiosas para você aprender a juntar e usar as milhas da melhor maneira. Dê uma olhada e decida o seu próximo ponto de parada!

  • ESCOLHA O PROGRAMA DE FIDELIDADE CERTO PARA VOCÊ

Existem diversos programas de fidelidade, que têm a função de acumular milhas e fazer com que você troque as mesmas por passagens aéreas. Mas esses programas não costumam ter todas as empresas aéreas na sua carteira de parceiros. Por isso, antes de se fidelizar, é importante avaliar as companhias aéreas que têm contrato de parceria com cada uma delas e se filiar à empresa que acumula pontos das companhias com as quais você mais costuma viajar.

  • MONITORE AS OFERTAS

Os programas de fidelidade costumam oferecer promoções por tempo limitado. Durante essas promoções, o número de milhas para resgatar passagens costuma ser mais baixo. Buscando ajudar quem quer usar as milhas, o site Oktoplus reúne todos os programas de fidelidade em um único portal. Através dele, você consegue ver as melhores ofertas e os valores mais baixos de pontuação por trecho de viagem.

  • RESGATE A SUA PASSAGEM O QUANTO ANTES

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Oktoplus, o resgate da passagem feito em até 90 dias antes da data do voo pode render economia de até 30% em pontos. Por isso, pesquise e compre a sua passagem o quanto antes.

  • REATIVE MILHAS VENCIDAS

Pouca gente sabe, mas alguns programas de fidelidade permitem que o usuário reative milhas que já expiraram. Geralmente, é cobrado uma taxa por cada milha reativada. Essa opção se torna um bom negócio para pessoas que já têm uma viagem agendada e tinham uma boa quantidade de pontos expirados – afinal, as milhas reativadas ganham um novo prazo de validade, então é importante usá-las o quanto antes.

Computador - Viagem

Organização e insistência são fundamentais na hora de pesquisar e utilizar as milhas

  • UTILIZE A PONTUAÇÃO COMO DESCONTO NO BILHETE

Quem não consegue acumular milhas suficientes para pagar 100% da passagem aérea, pode utilizá-las para abater uma parte do valor. Em alguns casos, isso pode trazer uma considerável vantagem financeira.

  • VERIFIQUE A REDE DE PARCEIROS DO PROGRAMA

Os programas de fidelidade têm, além das empresas de cartão de crédito, diversos estabelecimentos comerciais que permitem o acúmulo de pontos. Descubra esses parceiros e veja se você faz compras nesses locais. Outra dica é analisar o quanto do valor gasto consegue ser revertido em milhas. No caso dos cartões de crédito, cada US$1 gasto (e pago) rende de 1 a 2 milhas.

  • TRANSFIRA MILHAS DE OUTRAS PESSOAS

Programas de fidelidade também permitem a transferência de milhas de amigos e parentes cadastrados para a sua conta. Isso pode te ajudar a aumentar o número de milhas e aproveitar milhas próximas do prazo de validade que não seriam utilizadas.