Dez praias sossegadas no Brasil

Por em 10/01/2016

Enquanto para uns o verão é sinônimo de curtição e agito, para outros o importante é poder aproveitar as altas temperaturas longe da muvuca, com muito sossego.

+ Praias capixabas que você precisa conhecer

+ Onze piscinas naturais pelo Brasil

Se você se enquadra no segundo perfil, vem ver uma seleção com as praias mais sossegadas do Brasil, onde ainda é possível ter a sensação de estar sozinho e em paz:

Caraguatatuba/SP

figueira3

ponta6

?????????????????????

Uma trilha especial entre as cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, possui três praias praticamente desertas: a da Figueira, da Ponta Aguda e a Mansa

Como o caminho é de difícil acesso, com cerca de 7 quilômetros de trilha por praias e mais 5 quilômetros por estrada cercada de mata, é o roteiro perfeito para quem quer evitar a multidão. O único problema, porém, é que para chegar em segurança a uma dessas praias é preciso procurar empresas especializadas ou guias. 

Fernando de Noronha/PE

praiamerican0

praiadoleao

A cada ano que passa, a ilha atrai cada vez mais turistas, porém, devido aos preços de pacotes e à taxa de preservação ambiental diária, muitas praias ainda são desertas.

Duas dicas para quem procura sossego são as praias do Americano e a do Leão. A primeira é pequena e deserta, tem ondas fracas e areia fofa. É procurada justamente pela privacidade que oferece e leva esse nome por estar incluída na área usada pelos americanos no Posto de Observação de Teleguiados.  

Já o nome da Praia do Leão faz referência à ilha em frente, que lembra um leão-marinho deitado. A praia possui água cristalina, areia avermelhada e muita tranquilidade.

Galinhos/RN

galinhos7

A aproximadamente 166 quilômetros de Natal, é considerada uma vila simples de pescadores. Devido ao seu difícil acesso, costuma atrair poucos turistas – só é possível chegar lá de barco, buggy ou carros 4×4.

Na vila também não trafegam carros. Ali, o meio de transporte mais usado, inclusive como táxi, são charretes puxadas por jegues. Um dos passeios mais procurados na região é o de jangada, com direito a banho de mar perto das dunas.

Ilha Grande/RJ

praiadoaventureiroangra

O nome da praia faz muito sentido, pois é preciso ter muito espírito aventureiro para conseguir chegar lá, seja pela terra ou pelo mar. Quando o mar está de ressaca, a única maneira de chegar na praia é caminhando a partir da Praia de Provetá, cujo percurso leva cerca de 2h45.

Com 600 metros de areia fina e prateada, fundo raso, água límpida e mar agitado, a praia não possui estrutura hoteleira para receber turistas, são os moradores que costumam alugar quartos simples e limpos a quem deseja se refugiar no local.

São Sebastião/SP

pauba

A praia lembra uma pequena vila de pescadores, mas com uma boa infraestrutura de bares, restaurantes, mercado e quiosques.

Paúba possui uma orla relativamente pequena, porém com uma larga faixa de areia, boa para prática de futebol, vôlei de praia, pesca, caminhada, entre outros. O acesso à praia é feito por meio de ruelas estreitas que passam por casas de moradores locais.

grande

Conhecida como “Paraíso na Terra”, a praia possui areia fofa, águas calmas e limpas. É o lugar perfeito para quem troca o agito pela calmaria. Cercada de morros, mesmo na alta temporada é possível encontrar ali descanso e paz.

toque1

A praia fica a 13 quilômetros de São Sebastião e tem água limpa, cristalina e geladinha. Embora seja bastante famosa – já foi recomendada até pelo  NY Times – ainda é bem reservada.

Além da beleza natural, a região chama atenção pelo comércio de peixes na própria praia. Dica: Cuidado com as crianças pequenas, pois trata-se de uma praia de tombo.