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Por que você não pode apenas se exercitar para perder peso

Por que você não pode apenas se exercitar para perder peso

Está nas capas de revistas, nas conversas da academia e no desespero pré-verão. A ideia de que fazer a atividade física está diretamente relacionada à perda de peso está em todos os cantos. No Brasil, então, essa máxima é tida como verdade absoluta e não mais como uma suposição.

+ Vídeo mostra a evolução do exercício físico nos últimos 100 anos 

Julia Belluz e Javier Zarraxina, da Vox, fizeram uma matéria minuciosa em que analisaram mais de 60 estudos para provar que essas duas coisas não andam tão juntas assim.

Na verdade, a mensagem é clara: a realização de atividades físicas precisa estar ligada a uma alimentação balanceada. Sabe aquela história de queimar as calorias que você ganhou ontem por que comeu fritas e hambúrguer? Ela não é válida. Entenda o por quê:

Sim, exercício é excelente para a saúde

Mesmo que o exercício não tenha uma relação tão direta com a perda de peso, pessoas que praticam atividades física vêem uma série de benefícios de saúde: redução da pressão arterial, e do risco de diabetes, infarto e derrame são alguns deles. Vários estudos provaram que o exercício também ajuda a impedir problemas cognitivos como o Alzheimer.

Agora, falando exclusivamente sobre a perda do peso, a atividade física pode ajudar a mantê-lo, caso você já tenha eliminado alguns quilos — mas desde que a dieta anterior seja mantida.

Só se exercitar é quase inútil para a perda de peso

Outros estudos mostraram que a relação entre o exercício e a perda de peso é quase nula. Um deles analisou casos de pessoas que frequentaram a academia em 20 semanas e a conclusão foi clara: “O tanto de exercício feito não teve relação com a perda de peso”.

O pesquisador David Alisson, da Universidade do Alabama, reforça essa ideia. “O efeito é bem menor do que as pessoas preveem. A restrição de calorias funciona bem melhor do que a atividade física. E a restrição de calorias com a atividade física funciona um pouco melhor do que apenas a restrição”, diz.

O exercício queima uma parcela pequena das calorias diárias

Imagine assim: 100% da sua energia vem das calorias que você consome, mas você só consegue queimar de 10 a 30% delas com exercício. “É alguma coisa, mas não se compara com a ingestão de comida — o que se refere a 100% da energia do corpo”, disse a neurocientista Alexxai Kravitz.

O exercício pode eliminar a perda de peso de maneira sutil

Fazer exercícios nos deixa com fome. Às vezes, com tanta fome que podemos consumir mais do que aquilo que acabamos de perder. Um estudo de 2012 diz que as pessoas superestimavam quanto elas haviam queimado na esteira e comiam mais depois.

Kevin Hall, pesquisador, simplifica essa tese com uma frase: “Você malha duro naquela máquina por uma hora e o trabalho pode ser apagado com cinco minutos de comida depois”.

O corpo pode compensar a perda de calorias

Duas hipóteses são apresentadas no texto: a primeira é a de algo chamado “compensação do metabolismo”, que diz que, quanto maior a energia gasta em exercícios, mais a atividade do nosso metabolismo diminui. Ou seja, o nosso corpo pode conservar energia e “guardar” gordura para gastar energia futuramente.

Já outra teoria destrincha o quanto alguém consegue gastar de calorias: o antropologista Herman Pontzer diz que pode existir um “limite” para cada pessoa. Em um estudo, ele analisou as calorias queimadas por pessoas sedentárias, moderadamente ativas e muito ativas. Pontzer descobriu que existe um teto: a diferença só era considerável entre as pessoas sedentárias e o resto. As pessoas muito ativas e moderadamente ativas apresentaram números parecidos.

O que funciona para perder peso?

Um estudo da National Weight Control Registry analisou mais de 10 mil pessoas que procuravam perder peso. E elas tinham alguns aspectos em comum:

  • Pesar-se pelo menos uma vez por semana
  • Restrição de calorias
  • Ficar longe de alimentos gordurosos
  • Ficar de olho no tamanho das porções
  • Exercitar-se regularmente

Como dito anteriormente, dieta com exercício pode funcionar melhor do que apenas comer menos ou diminuir as calorias, mas é uma diferença pequena. O grupo que restringiu as calorias tem quase os mesmos números de quem restringiu e também manteve-se ativo fisicamente. O gráfico abaixo explica:

grafico-calorias

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