Pesquisa garante: os opostos não se atraem

Por Patricia Machado em 23/02/2016

Diz o ditado que os opostos se atraem, certo? Errado! Pelo menos é o que garante uma nova pesquisa realizada pela Wellesley College, nos Estados Unidos.

+ Estudo diz que há 4 tipos diferentes de casais. Em qual deles você se encaixa?

+ O que o seu jeito de beijar diz sobre os seus sentimentos?

Para o estudo, os cientistas contaram com a participação de casais de longa data e namoros recentes. Eles deveriam responder quais características eram importantes para que um relacionamento fosse duradouro. A ideia era descobrir quais valores, atitudes e hábitos eram imprescindíveis para que eles fossem felizes com a pessoa amada.

Além disso, os pesquisadores ainda fizeram as mesmas perguntas para casais que tinham acabado de se conhecer e os acompanhou por um tempo para descobrir se o namoro tinha dado certo.

+ Famosos que demoraram a assumir o namoro

Depois de analisarem as respostas obtidas, os pesquisadores compararam as semelhanças e diferenças de cada casal em relação ao tempo em que eles estavam juntos. O estudo descobriu que os casais com gostos e características semelhantes têm mais chance de obter sucesso. Dessa maneira, os opostos não se atraem, já que pessoas com diferentes personalidades não conseguem sustentar uma relação duradoura.

“Imagine dois estranhos conversando pela primeira vez. Depois de um momento de desconforto, as semelhanças entre eles fazem com que o encontro seja imediatamente prazeroso e isso será responsável pelos futuros encontros desse casal”, explicou Angela Bahns, uma das autoras da pesquisa, em reportagem publicada pelo jornal Daily Mail.

Apesar do resultado da pesquisa, caso você namore uma pessoa com manias completamente opostas às suas, não se desespere. O estudo deixa claro que não é impossível que relacionamentos com parceiros de oposta personalidade tenham um final feliz. “O objetivo da nossa pesquisa era mostrar que casais que têm afinidades possuem maior uma chance de dar certo”, disse Angela.