Pesquisa descobre que mulheres de sucesso adotam uma postura masculina

Por Patricia Machado em 30/05/2016

Além de bonitas e inteligentes, Angelina Jolie, Beyoncé e Julia Roberts são mulheres de sucesso. E – pasmem! – um dos motivos para elas serem bem-sucedidas na carreira está na postura. Ao falarem em público, elas estão com as pernas abertas, com os cotovelos longe do corpo e com os braços entendidos.

+ 7 pensamentos capazes de ameaçar o seu sucesso profissional

+ Dicas para estimular a sua criatividade

Uma pesquisa comandada pela University College London, na Inglaterra, descobriu que adotar uma postura masculina durante uma apresentação faz com que os ouvintes prestem mais atenção e acreditem que você é uma pessoa de sucesso.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram o estudo em duas partes. Na primeira etapa, os cientistas filmaram uma atriz discursando com duas posturas diferentes. Uma delas tinha o objetivo de conferir poder a mulher. Por isso, seus pés estavam afastados, os ombros e coluna estavam eretos e ela usava as mãos para gesticular. Na segunda pose, a atriz passava a impressão de ser submissa, uma vez que ela não usava as mãos e seus pés estavam juntos.

Depois, o vídeo foi exibido para 1.500 voluntários que tinham a missão dar uma nota para a performance da atriz em cada postura. O objetivo era descobrir quando ela parecia mais inteligente e confiável.

Após analisar a opinião dos voluntários, os pesquisadores descobriram que quando as mulheres utilizam uma postura mais masculina para fazerem reuniões ou discursos, elas transmitem confiança, inteligência, inspiração e espírito de liderança, além de parecerem mulheres de sucesso.

Foto: Thinkstock