Facebook lança ferramenta para usuários superarem a dor do fim de um relacionamento

Por Patricia Machado em 24/03/2016

Optar pelo fim de um relacionamento é sempre complicado. E o término se torna ainda mais difícil quando ele envolve a atualização do “status de relacionamento” nas redes sociais.

Após essa mudança, vem os seguintes passos: bloquear, excluir @ ex ou optar pela não visualização dos seus posts, responder mensagens de amigos perguntando sobre a mudança do status, deletar as fotos que continham declarações de amor e desmarcar as imagens  em que ambos apareciam juntos em eventos com os amigos.

+ Quantas amizades verdadeiras você tem na sua rede social? Uma nova pesquisa tem a resposta

+ Sair do Facebook te deixa mais feliz e menos estressado, diz estudo

Tudo isso pode ser muito doloroso já que, a cada etapa, a pessoa é obrigada a relembrar a sua história amorosa. Para tentar diminuir essa dor, o Facebook lançou um kit de ferramentas. A ideia é limpar’ vestígios de ex-namorados.

Agora, quando o status de relacionamento é atualizado, o usuário poderá limitar o quanto quer ver da outra pessoa no seu feed de notícias, quanto @ ex poderá ver de você no feed dele(a) e restringir a capacidade de outras pessoas verem as publicações em que os dois estão juntos.

Para desenvolver tal ferramenta, o Facebook montou a “Equipe Compaixão”, que reuniu gerentes de produtos, designers, engenheiros, pesquisadores, cientistas sociais e psicólogos. Além disso, o projeto contou com a participação do Centro de Ciências do Bem Maior da Universidade da Califórnia, do Centro para Inteligência Emocional de Yale, entre outros parceiros acadêmicos.

Eles tinham a missão de encontrar o tom e a linguagem ideal para lidar com essa ferramenta, uma vez que ela precisaria ser flexível o suficiente para entender desde o rompimento entre uma garota de 14 anos e o namorado de quatro semanas até aquele entre casais de muitos anos com filhos.

Com informações do Estadão / Foto: Thinkstock