Dormir seis horas por dia pode ser tão ruim quanto não dormir nada, diz pesquisa

Por Pedro Katchborian em 14/03/2016

Quantas horas você dorme por dia? Cinco? Seis? Pois saiba que dormir até seis horas todas as noites pode equivaler a ficar uma noite inteira acordado. Isso mesmo. Pelo menos é o que diz um estudo da University of Pennsylvania School of Medicine.

+ Dez dicas para dormir bem no calor

Para a pesquisa, cientistas dividiram 48 adultos de 21 a 38 anos em 4 grupos e restringiram suas horas de sono: 4h, 6h, 8h (por duas semanas) e, o mais azarado grupo, zero hora (por três dias). Para cada grupo, a cada duas horas os pesquisadores testaram a performance cognitiva e tempo de reação quando estavam acordados.

Como esperado, os que dormiram oito horas foram os melhores, enquanto os que não dormiram nada foram os piores. A maior surpresa foi o grupo que dormiu seis horas: nos últimos dias do experimento, eles tiveram o mesmo desempenho das pessoas que não dormiram nada. Quem só dormiu por quatro horas teve o mesmo desempenho ruim, mas demorou menos tempo para chegar ao mesmo resultado de quem ficou acordado.

Em suma, dormir por 6 horas pode não ter tantos efeitos assim em curto prazo. Já em longo prazo, o problema se agrava ao ponto da pessoa ter déficits cognitivos iguais aos de alguém que simplesmente não dormiu.

Segundo recomendações dos especialistas da National Sleep Foundation, instituto americano sem fins lucrativos, um adulto jovem deve dormir, em média, de 7 a 9 horas por dia, não podendo ultrapassar 10 ou 11 horas. Hora de repensar o seu sono?