Dicas para ter uma varanda decorada

Por Redação Apontador em 28/02/2017

Ter um cantinho a céu aberto em grandes cidades se tornou um sonho de consumo. Por isso, as varandas são cada vez mais requisitadas nos apartamentos. Integradas ou muitas vezes transformadas em extensão do living, as varandas decoradas são verdadeiros espaços de convívio. Mas, para fazer jus a este status, elas devem contar com alguns elementos.

+ Projeto retrata as diferenças culturais através do quarto das pessoas

+ Sete dicas para ter uma casa mais sustentável

A iluminação, por exemplo, deve ser tratada de forma diferente dos ambientes internos. Lanternas, arandelas, spots, luminárias de piso e até mesmo velas deixam as varandas decoradas muito mais charmosas e aconchegantes para receber convidados.

A escolha dos móveis também merece atenção. Se a varanda não tiver vidros, for toda aberta, é preciso investir em materiais resistentes às intempéries e que sejam próprios para áreas externas. As chaises são muito bem-vindas e são perfeitas para dar aquele toque especial às varandas decoradas. Há modelos para duas pessoas ou para acomodar até cinco pessoas de uma vez.

varanda decorada - imgem 2 - viva decora

O projeto luminotécnico e a decoração valorizaram a varanda decorada por Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

Pufes e banquetas são perfeitos para espaços compactos. Aposte em cores alegres para dar um ar descontraído ao ambiente. Se o espaço for grande, vale investir em espreguiçadeiras. Elas são muito confortáveis e algumas podem ser desmontadas após o uso.

Já se o tamanho da área não for um empecilho, vale também ter uma mesa quadrada, que permite acomodar mais pessoas. Mas, se o espaço for reduzido, a mesa redonda é a melhor opção, pois permite maior circulação.

Antes de optar pela mobília para as varandas decoradas, é importante pensar em quantas pessoas vão utilizar esse espaço. Se a família é grande, é essencial planejar um espaço que acomode bem a todos. Nesse caso, por que não criar uma área gourmet, com churrasqueira e até um bar se o espaço permitir?

varanda decorada - imgem 3 - viva decora

Varanda gourmet é um espaço a mais para você receber amigos e convidados. Projeto por Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

Para quem mora em apartamento, a varanda representa também a possibilidade de ter mais contato com a natureza. Além de deixarem as varandas decoradas, as plantas e flores trazem mais qualidade de vida. Mas, não é qualquer verdinha que se adapta a ambientes com pouca claridade.

Se a varanda estiver em um andar alto, com certeza receberá a luz do sol e poderá ser decorada por qualquer tipo de planta. Vale investir em frutíferas como jabuticabeiras e outras plantas de sol como Palmeiras Fênix, Pleomele e Moreia Bicolor, que trará mais cor e vida ao jardim. Caso contrário, é preciso escolher espécies que se adaptam melhor à meia-sombra, como Palmeira-Ráfis, Pata de Elefante e Lança-de-São-Jorge.

Por Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama para o blog do Viva Decora.