Dicas para lidar com a chegada de um novo chefe

Por Patricia Machado em 29/02/2016

Mudanças são comuns no ambiente corporativo. Isso significa que é normal haver trocas de gestores e líderes, além da reestruturação de equipes de trabalho.

+ Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

+ 5 aplicativos que vão ajudar a melhorar a sua produtividade

De acordo com a pesquisa Tendências de Talentos 2015, o salário é o principal fator para a mudança de emprego (49%). Outros fatores são a busca por desenvolvimento profissional (43%) e oportunidades de avanço na carreira (41%).

O grande desafio para quem mantém o seu emprego é saber lidar com os futuros chefes. Durante os primeiros meses é comum que os antigos funcionários fiquem apreensivos e até com medo do novo gestor. Afinal, eles não conhecem o seu temperamento e comportamento.

Para você saber lidar com a nova chefia, aqui vão algumas dicas:

  • Não faça julgamentos precipitados

Lembre-se que aceitar um cargo de liderança também é um desafio. Por isso, é provável que o novo chefe também esteja ansioso para saber como será o seu dia a dia com a nova equipe de trabalho. Ao ter um novo gestor, evite fazer julgamentos precipitados. O mais importante é se mostrar aberto para as futuras decisões e oportunidades.

+ 7 bons sites para montar o seu portfólio ou currículo

  • Tenha uma conversa franca

 A melhor maneira de lidar bem com um novo gestor é tendo uma conversa franca com ele. Isso permitirá que você conte sobre as suas funções, demandas e anseios profissionais e conheça os planos que o mais novo membro da equipe tem para a sua área.

  • Almoce com o seu chefe

Almoços com a sua equipe de trabalho são capazes de estreitar os laços. Durante o almoço, faça perguntas sobre a experiência profissional do novo chefe e procure conhecê-lo mais.

+ Como ser mais feliz no trabalho 

  • Deixe o passado no passado

A chegada de um novo gestor significa mudanças na sua área e funções. Por isso, não fique apegado ao passado. É importante estar aberto para as novidades. No entanto, isso não significa que você não pode explicar ao novo gestor como algumas coisas eram feitas até então.

  • Ajude o seu novo gestor

Assim como qualquer novo funcionário, um novo chefe deve se sentir acolhido pelos colegas de trabalho. Como no começo tudo será uma novidade para ele, ajude o gestor a compreender o funcionamento dos processos da empresa. Isso também permitirá a criação de um vínculo maior entre vocês.

Com informações da Catho / Foto: Thinkstock