Descubra o que o estresse pode fazer com o seu corpo

Por Patricia Machado em 23/11/2015

Todo mundo sabe que o estresse é algo prejudicial à saúde. Mas é possível não se estressar? Afinal, a maioria das pessoas enfrenta pressões diárias no trabalho, dorme tarde para entregar projetos dentro do prazo e ainda precisa controlar os incidentes de sua vida pessoal. Dessa maneira, é praticamente impossível não ficar estressado.

+ Abrigo oferece “delivery” de animais para aliviar estresse no ambiente de trabalho

+ 6 apps que ajudam a descansar a mente

De acordo com a última pesquisa comandada pela empresa de recrutamento Robert Half, os brasileiros são os profissionais mais estressados do mundo. Mais de 40% dos trabalhadores sofrem frequentemente de estresse e ansiedade, enquanto a média mundial é de 11%.

O excesso de carga de trabalho (52%), a falta de reconhecimento (44%) e pressões econômicas (38%) foram apontados como os fatores que mais contribuem para o estresse.

+ 6 truques cientificamente comprovados para você ter um dia melhor

Mas como o estresse afeta, de fato, o nosso organismo? De acordo com um vídeo divulgado pelo TED-Ed, o estresse não é apenas um sentimento. Ele é capaz de influenciar negativamente o comportamento do corpo e causar inúmeros problemas de saúde.

O alto nível de estresse faz com que o corpo humano produza hormônios como cortisol e endorfina em excesso. Isso faz com que o coração passe a bater mais rápido e haja um aumento da pressão arterial. Além disso, esses hormônios podem provocar o entupimento dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques cardíacos e AVCs.

Outro órgão que percebe que o corpo está estressado é o cérebro. É ele que irá mandar informações desse sentimento para o estômago e, como consequência, é comum termos o processo digestivo dificultado, dores no estômago e até gastrite e úlcera.

+ 3 dicas para melhorar a sua autoconfiança

Há ainda um desequilíbrio de apetite, que faz com que a pessoa estressada busque alimentos ricos em carboidrato e açúcar quando está irritada ou sob pressão. Isso aumenta o risco de sobrepeso e pode provocar outras doenças.

O estresse também afeta a reprodução celular. O corpo sofre uma queda de imunidade, o que facilita o aparecimento de acne, queda de cabelo, disfunção sexual, dores de cabeça, tensão muscular, dificuldade de concentração, cansaço e irritabilidade.

Para evitar todos esses problemas, a dica parece simples: não se estresse. Para te ajudar, alguns aplicativos são especializados nessa tarefa. Descubra mais clicando aqui.

Assista à animação feita pela TED-Ed para entender o que o estresse provoca no corpo humano: