Checar e-mails fora do trabalho causa estresse e problemas conjugais, aponta pesquisa

Por Patricia Machado em 12/08/2016

Atire a primeira pedra quem nunca checou os e-mails do trabalho após o expediente ou mesmo durante o final de semana. O problema é que, de acordo com uma nova pesquisa, esse hábito pode causar estresse e problemas conjugais.

+ Cientistas descobrem a quantidade de exercícios para ajudar na prevenção de doenças

+ Estudo sugere que preguiça é sinal de inteligência

Quem trouxe essa descoberta foi um estudo conduzido pela Universidade Lehigh, nos Estados Unidos. Os pesquisadores estudaram o comportamento de 297 trabalhadores. A ideia era analisar o hábito de checar e-mails profissionais após o expediente e descobrir como isso abalava o humor e o relacionamento com familiares.

Após a análise comportamental, a pesquisa concluiu que o hábito de checar o e-mail após o trabalho faz com que as pessoas não consigam se desvencilhar dos seus compromissos profissionais, além de fazer com que elas revivam o estresse, os conflitos e a pressão relacionada ao trabalho.

Esse comportamento ainda faz com que as pessoas nunca estejam totalmente focadas em cumprir o seu papel como membro da família e parceiro de sua companheira ou companheiro. Por causa disso, checar os e-mails pode se tornar um motivo de briga entre o casal.

Foto: Thinkstock