Notícias

3 erros que impedem a ascensão da mulher na carreira e como driblá-los

3 erros que impedem a ascensão da mulher na carreira e como driblá-los

Impulso Beta Logo

As mulheres estão estudando e se capacitando cada vez mais. Atualmente, elas representam quase 60% dos universitários e alunos de pós-graduação no Brasil. No entanto, apesar da competência técnica, as brasileiras ainda enfrentam uma árdua batalha para conseguirem assumir altos cargos executivos.

+ Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

+ 5 aplicativos que vão ajudar a melhorar a sua produtividade

Uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company com 514 executivos revelou que apenas 14% dos participantes eram mulheres. Desse total, 4% eram presidentes de empresas e 3% integravam conselhos de administração.

“Nós temos uma falsa sensação de que a posição da mulher no mercado de trabalho mudou. O que mudou foi a participação e presença da mulher na economia. Elas se qualificaram, mas ainda não conseguem alcançar cargos de diretoria e alta liderança”, explica Renata Moraes, fundadora e CEO da ImpulsoBeta, empresa que, desde 2015, ajuda mulheres e empresas em seus desafios de igualdade de gênero.

mulher sucesso carreira

De acordo com pesquisa, apenas 4% das brasileiras são presidentes de empresas

Apesar do caminho ainda ser longo para que a mulher alcance cargos de liderança, ele se mostra promissor para os negócios. Um estudo comandado pelo Peterson Institute for International Economics revelou que ter mulheres em altos cargos executivos significa maior rentabilidade para os negócios.

Para chegar a essa conclusão, a organização utilizou uma base de dados de 22 mil companhias localizadas em 91 países. Após a análise das informações, descobriu-se que companhias que aumentaram a presença de mulheres em até 30% em cargos de alta hierarquia viram, em média, um crescimento de 15% em sua rentabilidade.

“Para alcançarem cargos de diretoria, as mulheres precisam romper crenças sociais e ter algumas habilidades comportamentais que são exigidas dos líderes. Também é preciso haver uma reestruturação no mercado. As companhias precisam entender que a diferença de estilos de trabalho não quer dizer que há alguma mudança quanto à entrega de resultados”, diz Renata.

3 erros que impedem a ascensão da mulher na carreira

Achar que o cargo dos sonhos é impossível

Existe um estereótipo de que as mulheres, em algum momento, terão que escolher entre o sucesso profissional ou pessoal. “Isso faz com que algumas mulheres escolham cargos mais tranquilos para conseguirem aliar carreira e maternidade, por exemplo. É necessário que as mulheres deixem de abrir mão dos seus sonhos profissionais porque disseram que ‘é assim que funciona’. Cada uma pode construir seu modelo de equilíbrio e é possível conciliar família e grandes aspirações”, afirma a fundadora da ImpulsoBeta.

Não realizar o marketing pessoal

O hábito da maioria das mulheres é esperar o reconhecimento após a realização de um bom trabalho. O que parece lógico nada mais é do que um grande erro. “Os homens, por serem menos julgados quando se mostram autoconfiantes, se sentem mais à vontade para fazer a propaganda do seu trabalho. Muitas vezes, para um trabalho ser notado, ele precisa ser exposto aos demais. Por isso, fazer o marketing pessoal é fundamental”, diz Renata.

Não valorizar a importância do networking

Para ter sucesso profissional não basta executar um bom trabalho. É preciso estar no lugar certo e na hora certa e ter acesso a pessoas influentes. Por isso, ter uma rede de contatos é essencial. “Para a mulher, é mais difícil fazer networking uma vez que ela ainda é responsável por uma parcela desigual de cuidados da casa e da família”, afirma Renata. “Além disso, ela precisa ter acesso a pessoas influentes que, em sua maioria, são homens. É mais difícil para uma mulher convidar um homem para um drink após o expediente para falar sobre negócios, por exemplo”, completa.

O que fazer para ser uma líder de sucesso?

O primeiro passo para alcançar posições de liderança no mercado de trabalho é escolher fazer parte de empresas que acreditam no potencial feminino.

“Não adianta querer ser líder de uma empresa que não respeita as mulheres. Será mais fácil alcançar o sucesso em empresas que já possuem a cultura de valorizar o poder da mulher nos negócios”, diz a fundadora da ImpulsoBeta.

Outra alternativa é investir em uma maior capacitação profissional. Para ajudar mulheres que desejam desenvolver habilidades úteis para o seu crescimento profissional e alcançar posições de alto impacto no mercado, a ImpulsoBeta possui o curso Programa de Liderança Feminina.

O curso online tem 10 semanas de duração. Além das aulas, que abordam conteúdos para aprimorar competências comportamentais e romper paradigmas, a cada módulo há uma atividade prática em que a aluna pode exercitar suas novas habilidades.

programa do curso

Programa do curso sobre liderança feminina da ImpulsoBeta

O programa também tem a missão de conectar mulheres em busca de crescimento profissional. Toda semana, os mentores do curso realizam um chat online batizado de webinar. A ideia é promover a discussão entre as alunas e a troca de experiência.

“O objetivo do curso é fazer com que a mulher conheça o seu perfil profissional, descubra qual é o seu sonho e desenvolva novas habilidades para atingí-lo. Ao final do programa, as mulheres se tornam mais questionadoras, enxergam o mundo sob uma nova perspectiva, param de boicotar o seu sucesso e têm a oportunidade de se conectar com outras mulheres e discutir sobre liderança”, explica Renata.

Ao fazer a inscrição, as usuárias terão acesso gratuito a artigos, entrevistas em vídeo com mulheres de destaque ou especialistas e uma curadoria de eventos interessantes que promovem a liderança feminina. Ao final do curso, passam a integrar a Rede ImpulsoBeta, com as ex-alunas de todo o país.

  • Quando? As aulas começam no dia 21/03. As inscrições vão até o dia 14/03
  • Quanto? R$ 340 – o investimento pode ser parcelado em até 3 vezes no cartão de crédito
  • Como se inscrever? Basta fazer a inscrição online aqui

Fotos: Thinkstock

Mais em Notícias

Modern kitchen area illuminated with lights at night

10 lojas de casa e decoração que participarão da Black Friday

Redação Apontador21/11/2016
Hover Car - Volkswagen - Divulgação

Conheça o Hover Car, carro flutuante que está intrigando a internet

Carolina Romanini17/11/2016
massa-colorida-linda

Essas são as massas mais bonitas (e coloridas) que você verá na vida

Carolina Romanini16/11/2016
Woman With Her Cell Phone

Aplicativo oferece atendimento psicológico por R$ 299 ao mês

Carolina Romanini10/11/2016
facial mask

Conheça a tecnologia que promete mudar a maneira como você cuida da pele em casa

Carolina Romanini01/11/2016
doar sangue - thinkstock

Doadores de sangue passarão por triagem para zika e chikungunya

Patricia Machado13/09/2016

Checar e-mails fora do trabalho causa estresse e problemas conjugais, aponta pesquisa

Patricia Machado12/08/2016
Young people sitting at movie theater

Abertura das Olimpíadas será transmitida nos cinemas

Mariana Castro03/08/2016
campanha jogos paralipicos - reporducao

Campanha valoriza os atletas que participarão dos Jogos Paralímpicos

Patricia Machado18/07/2016
Beer sampler

Festival de cerveja artesanal acontece este final de semana

Mariana Castro15/07/2016
Healthy Grilled Turkey Dog

Comitê define o cardápio e os preços das comidas vendidas durante as Olimpíadas

Patricia Machado13/07/2016
Disloyal man with his girlfriend looking at another girl

Site revela os signos que mais traem

Carolina Romanini06/07/2016
coisas típicas de carioca

Seis símbolos da cultura carioca

Mariana Lucas06/07/2016
ciclovia e bicicleta - thinkstock

Ciclovias produzirão energia elétrica em Curitiba

Patricia Machado05/07/2016
taça de vinho

Festival dedicado ao vinho acontece neste final de semana em São Paulo

Mariana Castro30/06/2016